Notícia no detalhe
Defesas Civis Estadual e Municipal liberam ponte
Após laudo técnico da Secretaria de Obras e Urbanismo de Campos, as Defesas Civis Estadual e Municipal liberaram a Ponte Barcelos Martins para tráfego de motos, bicicletas e pedestres, na tarde desta segunda-feira (24). A ponte havia sido interditada no último dia 17, pela Prefeita Rosinha Garotinho, por medida de segurança, depois que a Defesa Civil Estadual apontou riscos devido ao aumento do volume de água e vegetação nos pilares.
A liberação da ponte foi feita pelo secretário de Defesa Civil, Marco Soares, e pelo representante da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Rodolfo Correia de Souza. O secretário de Obras, César Romero, informou que a liberação foi possível com o laudo e o nível mais baixo do rio Paraíba do Sul, que está em 8m. “A ponte está segura, no entanto, alertamos a população que, se a cota do rio ultrapassar 9.40m, por precaução, tornaremos a interditá-la. É que, com uma vazão muito forte da água, uma grande quantidade de vegetação e detritos se prendem aos pilares, provocando um efeito hidrodinâmico que movimenta e pode afetar esses pilares”, diz o secretário de Obras.
A posição do secretário tem o aval do Corpo de Bombeiros-Defesa Civil Estadual. “Indicamos a interdição, porque, na dúvida, sendo grande a pressão da correnteza devido à vazão das águas, que faz aumentar o lixo e detritos nos pilares, o ideal é evitar riscos. Hoje, com o rio mais baixo e com o laudo da prefeitura, estamos em uma condição mais confortável para, em conjunto, a Defesa Civil do Município e a do Estado liberarem a Barcelos Martins”.
Pelo laudo, de acordo com Romero, foi verificada a necessidade de pequenas intervenções na ponte, reparos que não comprometem a estrutura, mas que serão feitos por empresa especializada, depois que a situação do Paraíba estiver regularizada e não houver mais previsão de cheias ou risco de enchentes.
Marco Soares explicou que, assim que a cota do Paraíba baixar ao normal (6.40), serão feitos novos estudos físicos da ponte e topográficos quanto às condições do rio em relação à estrutura dos pilares. O secretário, também, informou detalhes sobre a possibilidade de uma nova interdição. “Na primeira vez, diante de um alerta do Corpo de Bombeiros, decidimos fechar a ponte, pois seguimos o princípio da segurança”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 20:19:21 Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
- 08/11/2025 20:03:58 Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Festival Doces Palavras celebra o legado de Waldir Pinto de Carvalho
0811 20h03Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
0811 16h46Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















