Notícia no detalhe
Defesas Civis Estadual e Municipal liberam ponte
Após laudo técnico da Secretaria de Obras e Urbanismo de Campos, as Defesas Civis Estadual e Municipal liberaram a Ponte Barcelos Martins para tráfego de motos, bicicletas e pedestres, na tarde desta segunda-feira (24). A ponte havia sido interditada no último dia 17, pela Prefeita Rosinha Garotinho, por medida de segurança, depois que a Defesa Civil Estadual apontou riscos devido ao aumento do volume de água e vegetação nos pilares.
A liberação da ponte foi feita pelo secretário de Defesa Civil, Marco Soares, e pelo representante da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Rodolfo Correia de Souza. O secretário de Obras, César Romero, informou que a liberação foi possível com o laudo e o nível mais baixo do rio Paraíba do Sul, que está em 8m. “A ponte está segura, no entanto, alertamos a população que, se a cota do rio ultrapassar 9.40m, por precaução, tornaremos a interditá-la. É que, com uma vazão muito forte da água, uma grande quantidade de vegetação e detritos se prendem aos pilares, provocando um efeito hidrodinâmico que movimenta e pode afetar esses pilares”, diz o secretário de Obras.
A posição do secretário tem o aval do Corpo de Bombeiros-Defesa Civil Estadual. “Indicamos a interdição, porque, na dúvida, sendo grande a pressão da correnteza devido à vazão das águas, que faz aumentar o lixo e detritos nos pilares, o ideal é evitar riscos. Hoje, com o rio mais baixo e com o laudo da prefeitura, estamos em uma condição mais confortável para, em conjunto, a Defesa Civil do Município e a do Estado liberarem a Barcelos Martins”.
Pelo laudo, de acordo com Romero, foi verificada a necessidade de pequenas intervenções na ponte, reparos que não comprometem a estrutura, mas que serão feitos por empresa especializada, depois que a situação do Paraíba estiver regularizada e não houver mais previsão de cheias ou risco de enchentes.
Marco Soares explicou que, assim que a cota do Paraíba baixar ao normal (6.40), serão feitos novos estudos físicos da ponte e topográficos quanto às condições do rio em relação à estrutura dos pilares. O secretário, também, informou detalhes sobre a possibilidade de uma nova interdição. “Na primeira vez, diante de um alerta do Corpo de Bombeiros, decidimos fechar a ponte, pois seguimos o princípio da segurança”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18