Notícia no detalhe
Defesas Civis Estadual e Municipal liberam ponte
Após laudo técnico da Secretaria de Obras e Urbanismo de Campos, as Defesas Civis Estadual e Municipal liberaram a Ponte Barcelos Martins para tráfego de motos, bicicletas e pedestres, na tarde desta segunda-feira (24). A ponte havia sido interditada no último dia 17, pela Prefeita Rosinha Garotinho, por medida de segurança, depois que a Defesa Civil Estadual apontou riscos devido ao aumento do volume de água e vegetação nos pilares.
A liberação da ponte foi feita pelo secretário de Defesa Civil, Marco Soares, e pelo representante da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Rodolfo Correia de Souza. O secretário de Obras, César Romero, informou que a liberação foi possível com o laudo e o nível mais baixo do rio Paraíba do Sul, que está em 8m. “A ponte está segura, no entanto, alertamos a população que, se a cota do rio ultrapassar 9.40m, por precaução, tornaremos a interditá-la. É que, com uma vazão muito forte da água, uma grande quantidade de vegetação e detritos se prendem aos pilares, provocando um efeito hidrodinâmico que movimenta e pode afetar esses pilares”, diz o secretário de Obras.
A posição do secretário tem o aval do Corpo de Bombeiros-Defesa Civil Estadual. “Indicamos a interdição, porque, na dúvida, sendo grande a pressão da correnteza devido à vazão das águas, que faz aumentar o lixo e detritos nos pilares, o ideal é evitar riscos. Hoje, com o rio mais baixo e com o laudo da prefeitura, estamos em uma condição mais confortável para, em conjunto, a Defesa Civil do Município e a do Estado liberarem a Barcelos Martins”.
Pelo laudo, de acordo com Romero, foi verificada a necessidade de pequenas intervenções na ponte, reparos que não comprometem a estrutura, mas que serão feitos por empresa especializada, depois que a situação do Paraíba estiver regularizada e não houver mais previsão de cheias ou risco de enchentes.
Marco Soares explicou que, assim que a cota do Paraíba baixar ao normal (6.40), serão feitos novos estudos físicos da ponte e topográficos quanto às condições do rio em relação à estrutura dos pilares. O secretário, também, informou detalhes sobre a possibilidade de uma nova interdição. “Na primeira vez, diante de um alerta do Corpo de Bombeiros, decidimos fechar a ponte, pois seguimos o princípio da segurança”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 28/11/2024 18:31:55 Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
- 28/11/2024 17:54:28 Mês da Consciência Negra é encerrado com ação social na Pracinha da Cultura
- 28/11/2024 16:45:56 Consultório na Rua participa de Fórum Estadual sobre população em situação de rua
- 28/11/2024 16:26:22 Unidades escolares continuam recebendo a Biblioteca da Diversidade
- 28/11/2024 16:14:52 Educação e Saúde: PSE leva palestras sobre coqueluche às escolas
Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
2811 17h54Mês da Consciência Negra é encerrado com ação social na Pracinha da Cultura
2811 16h45Consultório na Rua participa de Fórum Estadual sobre população em situação de rua
2811 16h26Unidades escolares continuam recebendo a Biblioteca da Diversidade
2811 16h14Educação e Saúde: PSE leva palestras sobre coqueluche às escolas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
4Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
5Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação