Falta muito pouco para mais um Centro Municipal de Educação Integral (Cemei), novinho, ser entregue à população de Campos. A obra do Cemei Francisco Portela, em Tocos, está em fase de conclusão. A unidade contará com laboratórios, biblioteca interativa, quadras, salas amplas, pista de atletismo, refeitório, auditório, dentre outros. Uma estrutura completa para contemplar os estudantes que ficam o dia inteiro na escola em atividades pedagógicas, esportivas e recreativas. Em maio do ano passado, o prefeito Rafael Diniz inaugurou a unidade do Parque Aurora.
— O Cemei é a concretização da Educação no governo do prefeito Rafael Diniz. Muitos disseram que não conseguíamos, mas ano passado inauguramos o do Parque Aurora, que é um sucesso. O Cemei oferece educação integral em seu sentido pleno. Não se trata de apenas manter o aluno em sala de aula o dia todo, mas sim de oferecer um cardápio de atividades que contemple esse indivíduo em vários aspectos da sua cidadania, através do ensino de idiomas, práticas artísticas, esportivas, assim como alimentação. Queremos dar aos nossos alunos a possibilidade de alcançar o sonho que quiserem — destacou o secretário de Educação, Cultura e Esporte, Brand Arenari.
A unidade é a segunda em regime integral a ser inaugurada pela Prefeitura de Campos em menos de um ano. A primeira foi a do Parque Aurora, entregue em maio do ano passado. Nos Cemeis, os estudantes recebem quatro refeições balanceadas diárias, orientados por nutricionistas. Em um turno, possuem o conteúdo básico curricular, em outro têm atividades programadas de acordo com o ciclo de aprendizado, como oficinas, cursos, aulas de reforço escolar, música, línguas e esporte.
Assim como ocorreu com o primeiro Cemei, o novo passa por reforma completa, pintura geral e ampliação; Revisão de todas as instalações elétricas, hidráulicas, de esgoto e águas pluviais; Trocas de azulejos, portas, janelas, ampliação e adaptação de banheiros; novos laboratórios de ciência e informática estão sendo construídos. A escola contará também com sala de recursos para atender alunos com deficiências ou transtornos, auditório e uma moderna biblioteca interativa, além de novos equipamentos e trabalho paisagístico.