As aulas do ano letivo de 2020 já iniciaram na rede municipal, mas os professores seguem participando das formações continuadas, promovidas pela Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece). Nesta quinta-feira (13), os educadores de Matemática tiveram a oportunidade de debater com o escritor de um dos livros que serão trabalhados em sala de aula por eles. José Ruy Giovanni Júnior, autor da coleção A Conquista da Matemática, respondeu perguntas dos mais de 100 profissionais presentes no auditório da Universidade Estácio de Sá.
Os livros da editora FTD foram escolhidos pelos professores da rede municipal e fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Giovanni Júnior comentou sobre a importância de aproximar a Matemática lecionada na sala de aula à realidade dos estudantes. “Precisamos ler jornais e revistas com os olhos da Matemática. O que é chover 11mm, por exemplo? É isso que muitas vezes precisamos trazer para os alunos aprenderem”, frisou.
Para a coordenadora de Matemática da Smece, Fernanda Ribeiro, a aproximação do detentor da obra com os professores concretiza mais um avanço para este ano. “Iniciamos mais um ano letivo na rede municipal implantando os 6 tempos de Matemática nos anos finais do ensino fundamental e os livros do PNLD, escolhidos pelas unidades escolares no final do ano passado. Recebemos nossos professores em um encontro pedagógico com Giovanni Júnior, no qual várias reflexões sobre o ensino da Matemática foram levantadas, reforçando entre os docentes habilidades e competências contempladas na BNCC, e a importância de valorizar os contextos sociais e as diferentes conexões da Matemática com outras áreas do conhecimento”, ressaltou.
Professora do Ciep Municipalizado Carmem Carneiro, Ana Cristina Marchi aprovou a presença do escritor do livro adotado por mais de 50% das escolas da rede. “Sem dúvida nenhuma todas as capacitações são valiosas para o nosso dia a dia. A conversa, a experiência, foram primordiais para que eu estivesse aqui. Poder ouvir aquilo de quem idealizou é um momento único pra gente”, disse.
Entre um dos outros temas abordados por Giovanni foi a necessidade das obras do ensino de Matemática serem mais voltadas à leitura e a compreensão dos alunos, e não apenas a resolução de exercícios.
Formações - Os encontros pedagógicos com as coordenações de áreas começaram no último dia 4 e reuniram profissionais de todas as áreas do conhecimento. Assim como os professores de Matemática, os de História, Ciências da Natureza e Língua Inglesa também tiveram a oportunidade de conhecer os autores das obras a serem trabalhadas em sala de aula. No próximo dia 19, às 14h, no auditório da Universidade Salgado de Oliveira, um encontro entre pedagogos marca o encerramento das atividades.
A coleção A Conquista da Matemática oferece um material que norteia o trabalho com as ideias matemáticas, levando em consideração a faixa etária a que se destina. Estabelece um elo entre a Educação Matemática e a formação do sujeito autônomo e consciente do seu papel no mundo, formando um aluno crítico e capaz de analisar e interpretar temas contemporâneos e participar ativamente da sociedade. A obra toma como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), cujos princípios, competências, habilidades, objetos de conhecimento, eixos temáticos e temas contemporâneos orientam sua escrita.