Notícia no detalhe
Novo decreto da prefeitura para enfrentamento ao coronavírus
Entre as medidas, a prefeitura suspenderá o expediente externo e o atendimento presencial entre esta quarta-feira (18) e 31 de março.
A Prefeitura de Campos suspenderá o expediente externo e o atendimento presencial entre esta quarta-feira (18) e 31 de março. A medida consta em decreto, publicado em edição suplementar do Diário Oficial desta segunda-feira (16), e faz parte de uma série de procedimentos tomados no enfrentamento ao coronavírus. O documento, assinado pelo prefeito Rafael Diniz, determina, também, afastamento e tratamento de qualquer servidor público, incluindo contratados, que apresentar sintomas respiratórios ou febre. Estabelece o serviço home office para funcionários de grupo de risco, nos casos em que isso é possível. E ainda, a exemplo do já adotado pelo Governo do Estado, suspende temporariamente férias, licença sem vencimento e licença prêmio dos profissionais da Saúde, Defesa Civil, Guarda Civil Municipal e Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social.
Durante este período, fica suspenso o registro de jornada por meio do ponto biométrico. O controle será por meio escrito, realizado pelo setor de recursos humanos de cada órgão.
Na última sexta-feira (13), o prefeito Rafael Diniz publicou um primeiro Decreto também relativo ao coronavírus, estabelecendo uma série de medidas. De acordo com o decreto, funcionarão, apenas, estes órgãos: Secretaria municipal de Saúde, Fundação Municipal de Saúde, Defesa Civil, Guarda Civil e Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social), e, ainda, Superintendência de Posturas e Procon. A forma de funcionamento será regulada por cada órgão. No caso do Procon, ele funcionará exclusivamente para a fiscalização de mercados, supermercados, drogarias e afins, para coibir a possibilidade de aumento excessivo no preço de álcool em gel e similares, além de medicamentos inerentes aos sintomas do coronavírus. Também não haverá abertura ao público do Jardim São Benedito, Horto Municipal e Cidade da Criança, e equipamentos públicos.
Tributos — Todos os tributos municipais que vencerem entre 18 e 31 de março serão automaticamente prorrogados para que o vencimento recaia em sete dias após o retorno do expediente.
Home office — Servidor público ou contratado por empresa que presta serviço para o Município deverá atuar exclusivamente em regime de trabalho à distância nos seguintes casos: gestantes; maiores de 60 anos; pacientes oncológicos e imunocomprometidos, aqueles que tenham retornado de viagem internacional nos últimos 14 dias. Aquele servidor com sintomas mais graves passa a ser considerado caso suspeito, com adoção dos protocolos pertinentes.
Mudanças — Para auxiliar no combate ao coronavírus, o secretário de Saúde está autorizado a fazer relotação dos profissionais da saúde para fim de atendimento das demandas.
Cirurgias — Ficam suspensas as cirurgias eletivas na rede própria e contratualizada, com exceção das cirurgias oncológicas e cardiológicas.
Ambulatórios — O funcionamento dos ambulatórios da rede da secretaria de Saúde e Fundação Municipal de Saúde também está suspenso por 15 dias.
Recadastramento — Temporariamente está suspenso o recadastramento dos servidores públicos aposentados. O calendário será retomado após o fim das medidas de prevenção.
Desde o início de janeiro, a Prefeitura vem adotando medidas para o enfrentamento ao coronavírus. A Vigilância em Saúde vem se reunindo, desde início de fevereiro, com representantes dos hospitais das redes pública, particular e contratualizada para definir o protocolo de acolhimento, atendimento, tratamento e precaução, para eventuais casos de pacientes com suspeita da doença. No último dia 05, a Prefeitura de Campos participou de uma mesa redonda sobre coronavírus organizada pela Sociedade Fluminense de Medicina de Campos (SFMC). Na ocasião, houve esclarecimentos sobre o protocolo de atendimento a pacientes com suspeita da doença, de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde. A Vigilância continua seguindo o mesmo protocolo do Ministério da Saúde, além do treinamento junto aos profissionais da área de Saúde da rede municipal.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















