Notícia no detalhe
HGG fará 60 cirurgias de catarata em dois dias
Na próxima segunda-feira (31) e terça-feira (1º de fevereiro) de fevereiro, serão realizadas no Hospital Geral de Guarus (HGG) 60 cirurgias de catarata, sendo 30 em cada dia. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (28), pelo diretor da unidade de saúde, Edson Batista. A aposentada Zelita Perdome Mariano, 62 anos, está entre os pacientes que voltarão a enxergar, normalmente, com a intervenção.
Ela conta que tem catarata há cerca de cinco anos e que isso a prejudica muito no dia a dia. “Quero muito fazer logo essa cirurgia. Evito até sair de casa, pois a catarata prejudica muito a minha visão. Já cheguei a cair, mas agora estou feliz. Meu problema será solucionado no HGG e não vejo a hora. Vou recuperar minha visão”, disse dona Zelita. As cirurgias utilizarão a moderna técnica da facoemulsificação, que consiste na substituição do cristalino natural opacificado pela lente intraocular artificial transparente, podendo até já possuir o grau dos óculos ou lentes de contato do paciente.
A cirurgia tem uma duração média de 20 minutos e o paciente é internado sob o regime day clinic (de curta permanência), tendo alta poucas horas após o término da cirurgia. Uma outra vantagem da moderna técnica é a de permitir a redução do tempo de recuperação da pessoa operada. No Brasil, há aproximadamente 1,5 milhão de cegos devido à catarata e são realizadas em torno de 350 mil cirurgias a anualmente.
A catarata é a maior causa de cegueira reversível no país. Ela surge por causa da opacificação gradual da lente do olho, o cristalino, quando turva, atrapalha a passagem da luz e embaça a visão. O tratamento baseia-se no bombardeio do cristalino com ondas de ultrassom emitidas por uma sonda finíssima, introduzida no olho por cortes de 3,5 milímetros, de acordo com o que explicou a coordenação de oftalmologia do HGG.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/11/2025 20:03:58 Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
- 08/11/2025 16:46:53 Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
- 08/11/2025 14:17:27 Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
- 08/11/2025 13:34:54 Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
- 08/11/2025 09:22:56 "Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
Alunos da rede municipal de Educação participam de espetáculo circense
0811 16h46Prefeitura entrega obras do Bairro Legal nos conjuntos Codin e Santa Edwirges
0811 14h17Prefeito prestigia 21ª edição do Morar com Saúde e anuncia construção de praça
0811 13h34Mutirão de documentação da Trabalhadora Rural acontece em Campos na próxima semana
0811 09h22"Novembro Azul" reforça a necessidade do diagnóstico precoce e cuidados integrais
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
4Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















