Na tarde desta sexta-feira (27), o prefeito Rafael Diniz esteve no Hospital Manoel Cartucho onde vai funcionar um Abrigo Provisório para pessoas em situação de rua. A ação faz parte Plano de Ação para Moradores em Situação de Rua no Combate ao Covid-19. Desde quinta (26), as instalações passam por limpeza. A capacidade é de cerca de 50 pessoas. As abordagens sociais continuam e contam agora com apoio da Defesa Civil e de profissionais de saúde visando identificar pessoas com sintomas do novo Coronavírus.
- Estamos trabalhando com seriedade, com a maior responsabilidade, em especial, neste momento de enfrentamento ao coronavírus para proteger a população. O isolamento social é importante e se faz necessário. Nos próximos dias, esse abrigo para moradores em situação de rua vai estar funcionando, vamos resguardar também a vida dessas pessoas e terá também um espaço para os animais de estimação deles. Vários empresários fizeram doações e juntos estamos protegendo e ofertando dignidade a essas pessoas - disse o prefeito Rafael Diniz.
A equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (SMDHS) visitou diversos locais, como hotéis e sítios, a fim de viabilizar um espaço com a melhor estrutura para implantar o novo abrigo, de acordo com critérios técnicos. Durante a semana, a secretária de Desenvolvimento Humano e Social Pryscila Marins se reuniu com o provedor e com o diretor da Santa Casa de Misericórdia, os médicos Manoel Corraes e Cléber Glória (respectivamente), a fim de consultar a disponibilidade de parceria para implantar o abrigo no local, por se encontrar em área de fácil acesso. A Santa Casa administra o Manoel Cartucho.
O abrigo vai seguir normas de restrição recomendadas neste momento , como distância entre os acolhidos, e vai ter ainda área de isolamento para pessoas que poderão apresentar sintomas de coronavírus, hipótese em que será ofertado, ainda, o acompanhamento por um médico; e contará com cuidadores, auxiliares de serviços gerais, profissionais de apoio e vigilância, auxiliares de cozinha, assistentes sociais e psicólogos.
Também participaram da vistoria os secretários de Desenvolvimento Humano e Social, Pryscila Marins, e de Saúde, Abdu Neme; subsecretário de Governo, Marcos Soares; deputado federal Marcão Gomes e o presidente da ACIC, Leonardo Castro de Abreu.
Abordagens - Em relação às abordagens sociais, que visam a oferta de serviços socioassistenciais, como acolhimento, alimentação, será intensificada as instruções de higiene e prevenção, além de buscar identificar pessoas com sintomas compatíveis com a contaminação por Covid-19 e encaminhar as unidades de saúde de referência do município.
A equipe também distribuirá, caso necessário, kits de higiene e máscaras para aqueles que estejam gripados, além de folhetos com instruções de prevenção. Empresários de Campos já estão fazendo doações de lençóis e toalhas de banho para os moradores de rua.
Doação - Com o lema "Ajude a população mais vulnerável", a campanha pretende arrecadar, por meio de parceria público-privada, itens básicos de higiene, como sabonete, shampoo e condicionador, roupas, lençóis e toalhas de banho. A população também pode fazer contato com um dos postos de arrecadação, pois a Prefeitura disponibilizará um veículo para o recolhimento das doações, a fim de evitar a transmissão do coronavirus.
Empresários ligados à ACIC e CDL, universidade e supermercados já doaram diversos itens, como toalhas de banho, sabonetes, tubos de creme dental e tecidos para confecção de lençóis.
Postos de arrecadação:
*Sede da Prefeitura - (22) 981193272 Heloísa -
Rua Coronel Ponciano de Azeredo Furtado, 47, Parque Santo Amaro
*SMDHS - (22) 98175-1350
Travessa Santo Elias, 46, Bairro Jardim Carioca.
*Centro Pop - (22) 981751427
Rua Tenente Coronel Cardoso, 568, Centro.