Mesmo diante da situação de isolamento social quase que total, devido à quarentena imposta pelo novo Coronavírus, a Secretaria Municipal de Agricultura (SMA) segue com os atendimentos aos produtores rurais em diversas frentes. São apoios necessários através da Patrulha Mecanizada e da assistência técnica agrícola, para não deixar a pandemia afetar a produção de alimentos.
- O alimento tem que chegar à mesa da população. Estamos tomando todas as medidas necessárias para proteger a saúde do homem do campo e de nossos profissionais que atuam diretamente junto ao produtor, como técnicos, tratoristas e operadores de máquinas em geral. Assim como os demais setores essenciais, como Saúde e Segurança Pública, a produção agrícola também não pode parar - observa o secretário municipal de Agricultura, Robson Vieira.
Segundo o secretário, é preciso aproveitar que o verão foi de chuvas regulares e bem distribuídas para aumentar a produção no campo. "O prefeito Rafael Diniz sabe desta necessidade e tem perfeita consciência do potencial agrícola do município para gerar renda. Por isso nos orienta a investir no produtor rural, especialmente neste momento em que diversos setores produtivos estão praticamente parados por causa da Covid-19", acrescenta.
Atualmente, as frentes de trabalho da SMA estão com equipes em distritos e localidades como Correnteza, São Martinho, Tocos, Carvão, Sesmaria, Morro do Coco, Espírito Santinho, Santo Eduardo, Santa Maria, Conselheiro Josino, Brejo Grande e assentamentos Zumbi 1, 2 e 3. Estão recebendo apoio, produtores de diversas culturas, como aipim, feijão, abóbora, quiabo, hortaliças, cana de açúcar, abacaxi e milho, dentre outras.
- Em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf) e Emater Rio temos atuado na manutenção de estradas vicinais nas localidades de Três Vendas, Carvão, Ribeiro do Amaro e Mata da Cruz - acrescenta ainda Robson, destacando também as parcerias com Asflucan, Sindicato Rural, Defesa Civil Municipal e Secretaria Estadual do Ambiente. "Estamos fazendo a limpeza do Canal Cambaíba e em breve começará e do Canal Saquarema".
A produtora Vilma Mota, do assentamento Zumbi 1, destaca que a Prefeitura, mesmo em tempos de pandemia, tem mantido a mesma assistência. "Agradecemos muito ao prefeito Rafael Diniz, que mesmo em meio a esta crise devido ao Coronavírus, não abandonou o interior. Hoje já estou com minha cana plantada graças à ajuda da Secretaria de Agricultura", conclui a agricultora.