Notícia no detalhe
Terminado o primeiro levantamento do Censo Quilombola
Primeiro levantamento no Brasil das comunidades quilombolas, o Censo Quilombola, realizado entre os meses de fevereiro e setembro de 2010 pela Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, proporcionou às quatro comunidades localizadas na Região do Imbé, oficialmente reconhecidas como remanescentes de quilombos e seis agrupamentos espalhados no município com características similares às das comunidades oriundas de escravos, diversas ações nas áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura e Saneamento Básico. O estudo foi realizado pelo Centro de Tradições Afro-Brasileiras.
Para o presidente da FMZP, Jorge Luiz dos Santos, o documento, entregue no último dia 17 à Prefeita Rosinha Garotinho, está atingindo seu objetivo de dotar de condições dignas para sobrevivência, com a implementação de políticas públicas por meio de programas municipais e parcerias com órgãos, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Concomitantemente, com a captação de informações sócio-econômicas e culturais pelo órgão, o Incra realizou um levantamento antropólogico das comunidades, identificando aquelas que realmente são remanescentes de quilombos escravos.
- A partir do censo, algumas solicitações foram feitas e a Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo melhorou as estradas de acesso às comunidades e a Campos Luz implantou iluminação pública. Além disso, pudemos constatar que as jovens engravidam precocemente nessas comunidades e que os alunos, depois da primeira fase do Ensino Fundamental, abandonam a escola por dificuldade de acesso às escolas em outras localidades. Todas essas informações só nos ajudaram a traçar ações que beneficiem as famílias - salientou Jorge Luiz.
Ao mesmo tempo, as comunidades começaram a contar com o Paaq, que leva atendimentos de saúde às famílias, com atendimento de médicos e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além de cadastramento no programa Bolsa Família, atendimento odontológico, vacinação, entrega de medicamentos e outros serviços.
O presidente destacou, ainda, a mobilização do governo municipal para reivindicar a anistia da dívida contraída por mais de 100 famílias com o Incra, em 1978, quando elas foram reconhecidas como assentadas rurais. A cobrança da taxa ao Incra por uma linha de crédito que foi disponibilizada a eles pelo órgão no final dos anos 80, continuou sendo paga mesmo após o ex-presidente Lula sancionar, em 2004, a lei que reconhece às comunidades quilombolas o direito à anistia da dívida.
- Para solucionar o impasse da cobrança e, também, pleitear a ampliação do Programa de Assistência aos Assentamentos e Quilombolas, nós com a secretaria municipal de Saúde buscamos ajuda do governo federal. A luta começou ano passado. Já fomos a Brasília para levar recibos de comprovante do pagamento da taxa pelas famílias que reunimos. Esses recibos completaram a documentação necessária para o processo de suspensão dessa taxa, que varia de R$ 400 a R$ 1,5 mil - lembrou Jorge Luiz.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
- 06/05/2025 17:49:25 Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
- 06/05/2025 17:17:12 Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
- 06/05/2025 17:05:54 Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
- 06/05/2025 15:40:11 Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
0605 17h49Caravana da Juventude com ações no CEMSTIAC nesta quarta-feira
0605 17h05Ônibus elétrico começa período de teste com aprovação dos campistas
0605 17h17Primeira-dama visita núcleo inclusivo do Projeto Esporte Vida no IFF Centro
0605 15h40Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18