Notícia no detalhe
Campos tem outubro quatro vezes mais chuvoso que o mesmo mês de 2019
Índice acumulado em 10 meses em 2020 já é quase o mesmo de todo o ano passado, quando choveu forte principalmente em novembro e dezembro.
Os ventos fortes e chuvas intensas, do ciclone subtropical que atingiu a Região Sudeste desde a última quarta-feira (28), como previsto pelos institutos de meteorologia, elevaram o índice pluviométrico de Campos dos Goytacazes em outubro, que fechou o mês com 138,3 mm. Isso é mais de quatro vezes o índice do mesmo mês em 2019, que ficou em 33,4 mm. Até agora, nestes 10 meses de 2020, o índice soma 827,2 mm, diante de 557,7 mm no mesmo período do ano passado. E já fica próximo do somatório de 2019, que fechou o ano em 894,4 mm.
- Essas variações são normais, ou seja, ocorrem de um ano para o outro, sob a influência de variados fatores. No ano passado, por exemplo, choveu mais a partir de novembro - afirma o coordenador de Defesa Civil municipal, Edison Pessanha, observando que somente nos dois últimos meses de 2019 choveu 336,7 mm.
O coordenador lembra que 2017, por exemplo, foi um mês excepcionalmente generoso em termos de chuva. "Naquele ano, o índice pluviométrico somou 1.033,0 mm, um índice acumulado bem acima do que realmente ocorre", lembra. Situação que gera benefícios, principalmente, quando as chuvas são bem distribuídas. Quando concentradas em curto período, costumam causar desastres e danos diversos.
Prejuízos podem ocorrer também quando acontece o contrário: baixo índice acumulado de chuva no ano e distribuição extremamente irregular, o que pode levar a perdas na agricultura, pecuária ou até mesmo alta nos preços das tarifas de energia elétrica, devido à queda dos níveis das barragens das hidrelétricas.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2026 11:49:11 Campos fechou o mês de março com saldo de 337 empregos gerados
- 30/04/2026 11:29:33 PU Central inaugura refeitório e avança com empenho para raio-X digital
- 30/04/2026 09:56:28 Abertas as inscrições para 582 vagas em programas sociais e de qualificação
- 30/04/2026 08:48:35 Dia da Segurança do Paciente movimenta HGG com orientação a profissionais
- 30/04/2026 08:44:52 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança aberta no feriado
Campos fechou o mês de março com saldo de 337 empregos gerados
3004 11h29PU Central inaugura refeitório e avança com empenho para raio-X digital
3004 09h56Abertas as inscrições para 582 vagas em programas sociais e de qualificação
3004 08h48Dia da Segurança do Paciente movimenta HGG com orientação a profissionais
3004 08h44Dia do Trabalhador: Cidade da Criança aberta no feriado
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















