Notícia no detalhe
Inovação: HFM promove Programa de Combate ao Tabagismo
Além de pacientes internados e familiares, o programa também funcionários da unidade
O Hospital Ferreira Machado (HFM) é o segundo do Estado do Rio de Janeiro, na rede pública, a contar com um Programa de Combate ao Tabagismo voltado aos pacientes, acompanhantes e funcionários. A ideia é aproveitar o período de internação, no qual o paciente não pode fumar, para incentivá-lo a parar de vez, porém com todo o suporte de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais das áreas de farmácia, psicologia e serviço social.
De acordo com o farmacêutico do programa no HFM, Bruno Corrêa, a captação dos pacientes é feita na admissão. “No momento em que o paciente chega para ser internado ele é abordado pela psicologia e quando manifesta interesse em aderir ao programa é dado o start para iniciarmos o tratamento. Ele preenche uma ficha e dessa forma classificamos seu grau de dependência à nicotina, a partir daí eu promovo a avaliação farmacêutica e o tratamento com reposição de nicotina por goma ou adesivo, disponibilizados diretamente aqui no hospital”, comentou.
Ainda segundo Bruno, na primeira semana os pacientes em tratamento passam por quatro sessões de Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). “Após esse início as sessões passam a ser mais espaçadas e ao receber alta da unidade cada paciente é encaminhado e referenciado ao Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde para dar continuidade ao tratamento”.
Além de pacientes internados e familiares, o programa também atende funcionários da unidade hospitalar. Foi dessa forma que o servidor da farmácia do HFM, Márcio Victor Gomes, 38 anos, que fumava desde os 18, viu a chance de parar. “Eu já tinha vontade de parar, mas faltava um incentivo. Ingressei no tratamento através dessa iniciativa no hospital e fui encaminhado para o Programa de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde. Participei das sessões, recebi adesivos de nicotina e todo o suporte para abandonar o cigarro. Agora após 4 meses, me sinto muito melhor para caminhar, subir, escadas e até mesmo sentir o cheiro das coisas. Gostei muito do programa e incentivo os colegas fumantes para que participem e parem de fumar”, relatou.
Últimas Notícias adicionadas
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro