Atendendo ao pedido da presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Auxiliadora Freitas, uma equipe realizou vistoria no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). No local a equipe constatou sinais de abandono e furto de peças como cabos, fios de cobre, peças de ar-condicionado e bicos de mangueiras de incêndio, além de sinais de vandalismo em pias e luminárias.
“Nossa equipe recebeu informações de um profissional que faz a vigilância do Cepop, dando conta de que houve um furto no dia 26/10/2020 que, após comunicar aos seus hierárquicos, nenhuma providência foi tomada. Nos dias 07 e 08 de janeiro, também segundo o vigia, houve novos furtos. A GCM foi acionada, no ilícito do dia 07/01/2021, e fez um registro de ocorrência administrativo. Nas últimas ações, 07 e 08 de janeiro, os meliantes deixaram para trás sandálias, ferramentas e uma bicicleta, que foi levada para ser acautelada, no último dia 12, na 134º Delegacia de Polícia (DP), onde foi lavrado o boletim de ocorrência, sob o número: 134-00211/2021. A Polícia Civil dará prosseguimento às investigações para identificar os culpados. Já as ferramentas foram recolhidas pela GCM”, detalhou Auxiliadora Freitas.
Ainda segundo a equipe da FCJOL, o vigia disse que esteve na DP no dia 07 de janeiro, mas, após 5 horas sem ser atendido, foi embora. Além dos furtos, a equipe da fundação também encontrou portas arrombadas e, de todas as chaves encontradas, nenhuma abria qualquer das portas do Cepop que, na gestão municipal anterior, era administrado pela Superintendência de Entretenimento e Lazer.