A Prefeitura de Campos anunciou nesta segunda-feira (1º) o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) em parceria com universidades e órgãos municipais, durante evento de Abertura do Ano Letivo de 2021. Na solenidade, o Prefeito Wladimir Garotinho também anunciou que está enviando para a Câmara de Vereadores ainda hoje um projeto de lei que altera o atual modelo de regência para os professores, de modo a beneficiar a categoria na modalidade de aulas não presenciais, devolvendo a estes profissionais o benefício. Ao lado do Prefeito estavam secretário de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres; o presidente da Câmara de Vereadores, Fábio Ribeiro; o vereador Maicon Cruz, presidente da Comissão de Educação da Câmara; além de demais vereadores e secretários.
Na solenidade também foi assinado protocolo de intenções com os representantes das universidades e do setor produtivo, e anunciada a publicação do edital de chamamento público dos docentes interessados em participar da capacitação, através de cursos a distância. As inscrições estão abertas no Portal da Educação, lançado pelo prefeito durante o evento, para auxiliar os profissionais da rede municipal de ensino em sua prática pedagógica. O portal pode ser acessado através do endereço eletrônico
pae.seduct.campos.rj.gov.br.
“O momento é bastante desafiador, mas estou muito animado. Eu tenho certeza de que todos que estão neste projeto estão muito animados porque solução tem. Vai ser com muito trabalho, muito diálogo e vai ser provando no dia-a-dia para as pessoas que elas precisam participar para transformar o ambiente em que elas vivem”, disse o Prefeito Wladimir Garotinho.
O Prefeito falou ainda sobre a importância do papel das universidades na nova etapa da Educação. “As universidades têm um papel fundamental na retomada do nosso desenvolvimento. Não é à toa que vários dos nossos secretários e subsecretários vieram das universidades porque tenho certeza que eles têm as possíveis soluções vocês têm. Basta que seja feita essa interface com o poder público para que se possa efetivamente colocar em prática e já estamos colocando”, disse o prefeito, adiantando que o secretário de Educação já está em contato com o IFF para automatização dos processos da prefeitura.
Participaram da solenidade os reitores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Raul Palácio; e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), professor Jefferson Manhães de Azevedo, que também representou o Fórum Interinstitucional dos Dirigentes do Ensino Superior de Campos (FIDESC); e o diretor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Cézar Rosendo; além dos representantes da TEC Campos, Henrique da Hora, e do Polo de Inovação, Juliana Monteiro, representando Rogério Atem, e do Sebrae, Michel de Souza Rodrigues.
O secretário Marcelo Feres falou da necessidade de pensar, planejar e construir uma educação que seja instrumento de transformação, de forma conjunta. “É preciso pensar a educação, trazendo a educação tecnológica e pensar em tecnologia trazendo a dimensão humana e a educação”, destacou o secretário, ressaltando o ineditismo do evento que reuniu representantes de universidades e do setor produtivo.
O PAE é um programa amplo que visa a busca pela educação eficiente através de parcerias e serão desenvolvidos vários projetos com seus respectivos planos de trabalho envolvendo as secretarias municipais e fundações, além de diferentes setores da rede municipal. De acordo com o secretário, o PAE tem como um dos objetivos de criar um sistema de aprendizagem eficiente com o uso de tecnologias digitais envolvendo secretarias e fundações municipais, instituições de ensino e de pesquisa e o setor produtivo visando ao desenvolvimento humano, educacional e tecnológico do município de Campos.
O PAE vai fornecer conteúdo e incentivar o uso de tecnologias, oferecendo capacitação aos profissionais, através de equipes multiprofissionais e gestão democrática. O secretário disse que a pandemia do Coronavírus mostrou que a exclusão no Brasil, além de social, também é digital, pois muitas pessoas ainda não têm acesso à tecnologia.
Feres falou sobre a importância de, além de ensinar as crianças a ler e a escrever, prepará-las para o futuro dentro do universo digital. Ele apresentou a posição do município nos últimos resultados do Ideb, com destaque para o melhor resultado em 2015. “Nossa meta para 2024 é colocar Campos entre os 40 municípios com melhor qualidade de ensino no Ensino Fundamental I”.
Ao final da solenidade, foi assinado Termo de Cooperação com a Escola Municipal de Gestão do Legislativo (Emugle) e TV Câmara para desenvolvimento das ações propostas. Os profissionais da Educação e do CIDAC receberam o certificado "Destaques da Educação" por se destacarem na construção do PAE e na Gestão Escolar.
As atividades letivas iniciaram nesta segunda-feira, no modelo não presencial. Serão 208 dias letivos no ano, até o dia 17 de dezembro de 2021. Saiba mais acessando o link:
https://www.pae-seduct-campos.com/