Como parte da programação da Abertura do Ano Letivo das escolas e creches municipais, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) deu início, nesta quarta-feira (03), ao Seminário Pedagógico Virtual de Volta às Aulas. O primeiro dia do evento foi um sucesso com mais de 980 participantes ao vivo e mais de 4.500 acessos somente nas duas primeiras horas após a conclusão das atividades. A programação prossegue até sexta-feira (05). A equipe da Secretaria deu as boas-vindas aos profissionais da Rede e apresentou as metas de gestão previstas no Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE).
Os profissionais da Educação podem acompanhar as palestras no
Portal Educacional PAE - canal da SEDUCT lançado pelo prefeito Wladimir Garotinho segunda-feira (1°), e já com mais de 2.700 inscritos até o momento. A programação completa pode ser acessada
AQUI.
A professora de Artes, Michele Moraes, acompanhou a transmissão ao vivo. "Diante dessa nova realidade, encontramos muita dificuldade de nos adequarmos ao que estamos vivendo. Porém, com o início desse ano letivo, avançamos na expectativa de um recomeço desafiador, muito trabalho pela frente, obstáculos novos, mas contando com o apoio necessário para desenvolver bem a nossa missão", avaliou.
O secretário da pasta, Marcelo Feres, impossibilitado de participar do evento por motivos de saúde, deixou sua mensagem de agradecimento: "Assisti a abertura do primeiro ao último minuto, repleto de admiração pelo profissionalismo e organização da equipe, que conduziu o seminário virtual ao vivo. A palestra da professora Natália Teles me emocionou e me encheu de esperança. Apesar das dificuldades imensas neste início, estamos no caminho certo para, juntos, transformarmos a Educação de Campos", disse.
O subsecretário, Frederico Range,l promoveu a acolhida inicial: "o ano de 2021 não vai ser fácil, sabemos dos desafios que teremos, com uma estrutura predial encontrada com muitas limitações, pandemia, nota zero no Ideb. Mas, acima de tudo, precisamos trabalhar com o humano dessa Secretaria. A tecnologia sozinha não resolve os problemas. É possível e temos vontade de fazer. Confiem no PAE. Ele só se tornará, de fato, eficiente, se abraçarmos a causa. Quem faz a Educação acontecer, em qualquer instância, são os professores, peças fundamentais desse processo", comentou.
Também participaram do evento a subsecretária de Gestão Orçamentária e Finanças, Carla Patrão; a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Suzana da Hora; a diretora de Supervisão Escolar, Simone Campos Bianchi, e a diretora pedagógica, Tânia Alberto.
"Acreditamos no compromisso do nosso corpo docente, e no diálogo permanente entre essa Secretaria e a comunidade escolar. A política pública só se legítima quando chega no cotidiano das pessoas. Vamos trabalhar para transformar a vida das pessoas com respeito às diferenças. Campos pode e vai recuperar sua posição de destaque como era outrora, porque a Rede tem compromisso com a Educação", destacou Carla.
Suzana falou sobre o objetivo, ações e metas do PAE, que visa criar um ecossistema de aprendizagem eficiente apoiado no uso de tecnologias digitais, envolvendo secretarias e fundações municipais, instituições de ensino e de pesquisa e o setor produtivo, buscando o desenvolvimento humano, educacional e tecnológico de Campos.
"Para isso, vamos desenvolver projeto de formação continuada e incentivo ao uso de tecnologias para os profissionais da rede municipal de educação; vamos promover a cultura do trabalho digital e o uso eficiente da tecnologia; desenvolver equipes multiprofissionais visando à educação inclusiva; desenvolver espaço educacional que contemple atividades multidisciplinares que reforcem práticas agrícolas, inovações tecnológicas, educação ambiental, e empreendedorismo; ampliar políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), associados a outras estratégias que garantam a continuidade da escolarização; estabelecer parcerias, projetos e cooperação entre a Seduct e as Universidades; entre outras medidas", adiantou Suzana.
A professora mestra Natália Teles foi a primeira palestrante e falou sobre o tema "Por uma Nova Educação: a mudança começa por mim". Ela é vencedora destaque do prêmio Espírito Público 2020.
"A transformação não é glamorosa, está nas pequenas atitudes, no dia a dia, e acontece a longo prazo. Eu desejo que vocês sejam capazes de acreditar na mudança mesmo quando ela não for ainda visível. Que vocês consigam se transformar na falta, na dúvida, na escassez, e sejam antifrágeis (citando o autor Nassim Taleb). Tenham forças para fazer o melhor enquanto cobram o melhor dos outros. O professor precisa de estrutura, de capacitação, de apoio, mas não esperem tudo isso chegar para se transformarem. Façam o seu melhor enquanto cobram que os gestores também façam", aconselhou a palestrante.
Nesta quinta-feira (04), o terceiro painel acontecerá às 9h, com o professor doutor Daniel Ferreira Coelho, que vai falar sobre Aplicativos e Tecnologias Digitais: parceiros da Educação centrada no aluno. O quarto painel acontece na sexta-feira (05), às 14h, e será ministrado pela professora mestra Talita Ernesto, com o tema Diálogos sobre a competência digital no contexto da Base Nacional Comum Curricular.