Notícia no detalhe
CCZ libera balanço do mutirão contra dengue em Guarus
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) liberou nesta quinta-feira (3) o balanço do mutirão de combate à dengue realizado terça-feira (1º) na margem direita de Guarus. Cerca de 500 agentes de combate ao mosquito transmissor da doença atuaram, simultaneamente, na mobilização em 10 bairros do subdistrito. Eles visitaram 11.918 imóveis e encontraram 38 quarteirões com focos do mosquito aedes aegypti. Ao todo, 698 sacos de lixo e 123 pneus foram recolhidos.
De acordo com o diretor do CCZ, Cesar Salles, 2.466 imóveis estavam fechados, impossibilitando a ação dos agentes. Com a ajuda da Secretaria de Serviços Públicos e da Postura Municipal, 58 terrenos foram limpos. Vinte e quatro caixas d´água receberam telas. “A medida visa impedir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, assegurando a saúde pública. Guarus é o bairro com maior número de casos confirmados da doença, atualmente”, afirmou o diretor.
A ação teve início às 8h e prosseguiu até às 13h. Os bairros trabalhados foram Parque Eldorado, Jardim Ceasa, Bonsucesso, Bandeirantes, Jardim Planície, Novo Mundo, Parque São Domingos, Santa Rosa, Barão do Rio Branco e Jardim Carioca. Os carros fumacê começaram a pulverizar o veneno às 5h, fazendo a mesma rota.
Onze carros fumacê e 4 caminhões da Secretaria de Serviços Públicos, além de 3 mil sacos de lixo foram utilizados para recolher os materiais inservíveis. A Secretaria de Obras e Urbanismo e o Grupo de Apoio à Promotoria (GAP) colaboraram com o mutirão.
- A escolha dos bairros foi determinada com base nas informações do Prontuário Eletrônico da Dengue, ferramenta criada pela Secretaria Municipal de Saúde em 2010, para identificar, de forma mais rápida, os locais com maior número de casos da doença, agilizando o bloqueio epidemiológico da Vigilância Ambiental - afirmou o secretário de Saúde, Paulo Hirano.
Município notifica, semanalmente, o número de casos ao Sinan, confira aqui:
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















