O Secretário Municipal de Educação, Ciência, e Tecnologia (SEDUCT), Marcelo Feres, encerrou a programação do terceiro e último dia do Seminário Virtual Pedagógico Volta às Aulas nesta sexta-feira (5). Durante o evento, anunciou um novo edital de Chamamento Público para profissionais da rede municipal de ensino, que será publicado no Diário Oficial no início da próxima semana. O edital visa convidar os profissionais interessados em compartilhar, por meio do Portal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) Plataforma Digital da Educação recursos de Aprendizagem Digital de autoria própria.
"A ideia é permitir que eles possam socializar as boas práticas pedagógicas desenvolvidas de forma remota, através de mídias digitais, durante o isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Com isso, estaremos valorizando a produção dos nossos profissionais, e contribuindo para que todos os demais servidores tenham acesso a esses trabalhos que alcançaram bom êxito em sua aplicabilidade", explicou Feres.
O Secretário lembrou que a palestra de abertura promovida na quarta-feira (3) contabilizou quase 9 mil visualizações até o final da tarde desta sexta-feira. Já o Portal, lançado segunda-feira, conta com cerca de 3 mil inscritos.
"Foi uma semana bastante produtiva com a abertura do ano letivo na segunda-feira, quando houve o lançamento do Portal e o anúncio do retorno do pagamento de regência de classe, cujo projeto para alteração na lei já foi enviado pelo prefeito Wladimir Garotinho à Câmara Municipal. Este Seminário foi todo organizado pelos profissionais da rede, aos quais sou muito grato. Sou campista, estudei na antiga Escola Técnica Federal e hoje volto a Campos para dividir um pouco da minha experiência, incluindo os oito anos no MEC, onde fizemos uma troca muito positiva. Aprendi muito e também ajudei a produzir resultados. Hoje, quero fazer essa troca também no âmbito municipal. Nosso PAE é um projeto para 4 anos e todos têm importância vital na sua construção e implantação, não somente os professores", comentou.
Ele acrescentou que todo o esforço está sendo feito para tornar a educação municipal o mais digital possível. "No entanto, não vamos deixar ninguém para trás. Todo conteúdo está sendo lançado em nosso Portal. Mas, aqueles que precisam do material físico terão. Que as tecnologias nos aproximem, não nos esfriem", pediu.
A palestra de encerramento foi ministrada pela prata da casa, a professora da rede municipal, mestra Talita Ernesto. Ela falou sobre o tema Diálogos sobre a competência digital no contexto da Base Nacional Comum Curricular.
"Uma ação didática mal escolhida ou bem escolhida interfere na formação das nossas crianças. Para formar um aluno com pensamento crítico existe um longo caminho e, muitas vezes, as atividades que propomos não atingem essa meta. Nós também precisamos estabelecer uma consciência crítica sobre essa cultura digital e nossas práticas pedagógicas para beneficiar os mais interessados: os alunos", afirmou a palestrante.
Na quinta-feira (4), o terceiro painel foi conduzido pelo professor doutor Daniel Ferreira Coelho, que falou sobre Aplicativos e Tecnologias Digitais: parceiros da Educação centrada no aluno. A professora mestra Natália Teles foi a primeira palestrante e abordou o tema "Por uma Nova Educação: a mudança começa por mim". Ela é vencedora destaque do prêmio Espírito Público 2020.