Notícia no detalhe
Campos terá Serviço de Verificação de Óbitos
Campos vai sediar o primeiro pólo de Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) do norte e noroeste fluminense. O órgão vai investigar óbitos de causa indeterminada, através de exames de necropsia. O objetivo é intensificar e melhorar os registros para, assim, melhorar também a qualidade da assistência à população, reduzindo o número de mortes.
O Serviço difere do trabalho realizado no Instituto Médico Legal (IML), que é responsável por atestados de óbitos em casos de mortes externas, como em acidentes ou envolvendo crimes violentos. Em 2010, o Superintendente de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec), Alexandre Chieppe, esteve na cidade realizando visita técnica para verificar a futura instalação do pólo no Hospital Escola Álvaro Alvim e aprovou o projeto da Secretaria de Saúde.
De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o estado do Rio só conta com esse serviço na cidade de Cabo Frio. No entanto, Campos será sede de um pólo maior, com um serviço de referência no interior do estado.
- Desde o ano passado, estamos fazendo uma série de Câmaras Técnicas com diversos o órgãos e entidades municipais e de outras instâncias, como Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), Ministério Público, Secretaria da Família e Assistência Social e Secretaria Municipal de Justiça, a fim de implantarmos o serviço - afirmou o secretário.
O Superintendente de Saúde Coletiva da Secretaria, Charbell Kury, esclareceu que o município aguarda parecer da Sesdec quanto à planilha orçamentária do projeto. “Já instalamos o Setor de Dados Vitais, que visa conjugar todas as informações de Vigilância em Saúde para fortalecer os indicadores pactuados com o Ministério da Saúde”, informou CHarbell.
O objetivo do Setor de Dados Vitais (SDV) é facilitar o refinamento de informações como as diferentes causas de óbitos no município, o que vai contribuir para a implantação do SVO. O SDV engloba os Sistemas de Informação do Câncer de Colo e do câncer de mama (SisColo e Sismama), Sistema de Acompanhamento do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (SisPré-natal) e o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde Municipal (Cievs), que conta com o Prontuário Eletrônico da Dengue e o Prontuário Eletrônico de Acidentes do Trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/01/2025 11:49:30 Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
- 09/01/2025 11:36:44 Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
- 09/01/2025 09:31:39 Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
- 09/01/2025 09:09:20 Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
- 09/01/2025 08:36:59 Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Inscrições para oficinas produtivas do CRAS Farol são prorrogadas
0901 11h36Serviços Públicos nos preparativos para 292ª Festa de Santo Amaro
0901 09h31Publicada lista de alunos encaminhados para continuidade na rede municipal
0901 09h09Guarda Civil Municipal realiza fiscalização em pontos de carga e descarga
0901 08h36Programas de residência médica da FMS aprovados pelo Ministério da Educação
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira