Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha se reúne com presidente do STF nesta quarta
O movimento “Justiça para quem produz” entra em mais uma etapa nesta quarta-feira (10), quando a Prefeita Rosinha Garotinho e presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), junto com prefeitos da região e representantes da sociedade civil organizada, se reúnem às 12h30 com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, em Brasília. O objetivo do encontro é reforçar a inconstitucionalidade da Emenda 387 de autoria dos deputados Íbsen Pinheiro (PMDB/RS) e Humberto Souto (PPS/MG), prevista para ser votada também nesta quarta (10) e que prevê a redistribuição dos royalties atuais, provocando a falência de 90 dos 92 municípios de todo o Estado.
Nesta segunda-feira (8), uma comitiva de prefeitos da Ompetro se reuniu com o presidente Lula. Na oportunidade, Rosinha Garotinho, como presidente da entidade, entregou a Lula uma carta explicando a gravidade da situação dos municípios da região e do Estado do Rio, caso a emenda Ibsen seja aprovada. O presidente se comprometeu a reunir líderes da bancada no Congresso Nacional a manterem o acordo inicial, de fixação de novos critérios apenas para as reservas futuras de pré-sal, não mexendo nos royalties atuais.
Na carta assinada pela Ompetro, a prefeita ressalta a inconstituicionalidade da Emenda 387 e destaca que os riscos da emenda passam ainda pela quebra do pacto federativo. “O atual sistema de divisão dos royalties de petróleo ocorre de forma eqüitativa e justa. Inserir modificações dos critérios poderá ocasionar subversão da ordem jurídica e econômica em detrimento dos Estados e Municípios considerados produtores”, enfatizou no documento a presidente da Ompetro.
- O presidente se comprometeu a conversar com líderes da bancada e solicitar que o acordo de votar, apenas, o que for referente ao pré-sal, seja mantido e não mexer em nada que já existe - disse a prefeita e presidente da Ompetro, ressaltando que é contra qualquer inconstitucionalidade e na expectativa de que o pedido do presidente seja atendido.
Também fazem parte da comitiva que vai ao Supremo os prefeitos de Quissamã, Armando Carneiro; de Macaé, Riverton Mussi; e de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar, além dos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Amaro Ribeiro Gomes; da OAB/Campos, Felipe Estefan; da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Joilson Barcelos; e da Companhia Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), que já confirmaram participação.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira