Notícia no detalhe
Doze mil crianças já imunizadas com a Prevenar
Cerca de 12 mil crianças do município já tomaram a vacina antipneumocócica 7 ou 13 valente (Prevenar), totalizando 34 mil doses aplicadas. A vacina é oferecida, gratuitamente, pela prefeitura desde 2009 a toda criança de até um ano de idade. Ela oferece 90% de proteção contra 13 sorotipos do pneumococo, causador de doenças como meningite, pneumonia, sinusite, otites e infecções no sangue.
Na rede particular, cada dose da vacina custa, em média, R$ 250. No entanto, para estarem protegidas contra essas doenças, as crianças devem tomar três doses. Campos foi a primeira cidade do país a oferecer a vacina pela rede pública de saúde garantindo, assim, saúde à população e economia para o município.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, lembra que a prefeitura iniciou o processo de imunização com a vacina 7 valente, que garantia 70% de proteção contra 7 sorotipos. “Com a troca da vacina, aumentamos o grau de proteção para as nossas crianças. A intenção é diminuir ainda mais a incidência de doenças e a mortalidade infantil na nossa cidade. Com a 7 valente, cada criança tinha que tomar 4 doses - disse o secretário.
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, ressalta que desde o primeiro final de semana de 2011, os veranistas, turistas e moradores de Farol de São Tomé já contam com a vacina Prevenar e a vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), gratuitamente, na Casa de Prevenção. “O local fica aberto de segunda-feira a domingo, das 8h às 17h”, disse.
Estatística - Charbell ressalta que 70% das pneumonias são causadas pelo pneumococo e 80% das doenças pneumocócicas invasivas graves acometem as crianças de até 1 ano de idade. Estudos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Saúde provaram que, em menos de um ano de implantação, a vacina contribuiu para a diminuição em 40% da internação hospitalar por pneumonia, reduzindo de 14 para 9.6 os casos de morbidade e mortalidade infantil no município, comparando os anos de 2008 e 2009. A Prefeitura investiu cerca de R$ 2,6 milhões dos recursos dos royalties para o projeto de imunização.
Últimas Notícias adicionadas
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















