O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Feres, acompanhou a fiscalização do Departamento de Vigilância Sanitária, ligado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, Parque Novo Mundo. A vistoria aconteceu nesta sexta-feira (26). Ele também promoveu reunião com diretores de seis das dez unidades escolares que darão início ao sistema híbrido na rede municipal no mês de março.
O trabalho da Vigilância Sanitária se estenderá para todas as unidades das redes públicas (estadual e municipal) e particular de ensino, de forma gradativa, e consiste na inspeção da parte estrutural e orientações quanto às regras de vida para a prevenção à covid. Os fiscais instruíram os diretores quanto à aglomeração, uso de máscara, tipos de ralos adequados, uso de material apropriado e inapropriado (caso do TNT) em sala de aula, distanciamento adequado, entre outros assuntos.
Acompanhado da coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Cátia Mello, e do presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Marcione, que também é membro da Comissão de Educação do Legislativo, o secretário ouviu as principais demandas dos diretores, que vão elaborar um documento com as necessidades mais urgentes de cada unidade.
Ele explicou que, em parceria com a SMS, o ensino híbrido está condicionado ao cumprimento de protocolos rígidos, de forma muito responsável, com capacitação de todos os atores da Educação, a fim de garantir a segurança de alunos, familiares e profissionais.
“A marca desta gestão é o diálogo com todos os atores da Educação. Se estivermos de mãos dadas, tudo fluirá com maior segurança. Temos o cuidado de olhar as unidades com todas as suas especificidades. O ensino híbrido vai iniciar pelo ensino infantil, a partir do Pré-escolar (creches). O acordo com o Ministério Público é para que esse grupo inicie no período entre 8 de março até 28 de março. Na rede municipal, começaremos no final do mês para melhor adequação das unidades. O berçário e o maternal ficam dispensados nesse primeiro momento e os demais anos de escolaridade serão acrescidos de forma gradativa. Estamos construindo educação e saúde ao mesmo tempo”, explicou o secretário.
COMISSÃO ESPECIAL
O secretário também promoveu, nesta sexta-feira (26), a primeira reunião da Comissão Especial para elaboração do protocolo de medidas de
proteção, prevenção e controle da covid-19, para a retomada das aulas no modelo híbrido. A Comissão foi criada por meio da Portaria 07/2021, publicada no Diário Oficial desta quinta-feira (25), que pode ser
acessada aqui.
Trata-se de um Grupo de Trabalho que deverá se reunir sempre que convocados, em data e horário marcado pelo Presidente para a elaboração do manual com o protocolo que deve ser confeccionado em caráter de urgência e submetido à consulta pública. A Comissão conta com profissionais da Educação, Saúde, PSE, assessoria jurídica, departamento de supervisão escolar, de infraestrutura, além dos representantes das unidades escolares e dos pais de alunos.
Unidades Escolares municipais para o início do ensino híbrido:
• EM Branca Peçanha Ferreira
• CIEP Custódio Siqueira
• EM Dr. Getúlio Vargas
• EM Frederico Paes Barbosa
• CE João Perdecene Neto
• CE João Siqueira dos Santos
• CE Penha
• EM Prisco de Almeida
• CIEP Wilson Batista
• EM Professor Walter Siqueira
LEIA MAIS: