A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) promoveu, nesta segunda-feira (1) reuniões virtuais com professores que atuarão como Agentes de Recuperação da Aprendizagem e/ou Tutores de Recuperação da Aprendizagem. O processo de capacitação desses profissionais teve início nesta segunda. As aulas de reforço começarão no dia 15 de março e prosseguirão até setembro deste ano. Os professores selecionados
deverão, obrigatoriamente, participar e concluir integralmente o curso de capacitação oferecido, conforme critérios definidos no edital número 1 da Secretaria (
aqui).
De acordo com Secretário da pasta, Marcelo Feres os
professores seguirão as orientações da Comissão Especial de Trabalho que está
fazendo o acompanhamento, a orientação e a avaliação do Projeto de Recuperação
da Aprendizagem definida pela Diretoria Pedagógica.
Ele destacou que 200 professores foram selecionados para essa primeira etapa da Formação, sendo 100 vagas para professores que atuarão de 1º ao 5º anos de escolaridade e 100 vagas para professores que atuarão de 6º ao 9º anos de escolaridade. Novas reuniões serão realizadas nas próximas semanas.
De acordo com a diretora pedagógica, Tânia Alberto, o curso está oferecido pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ) em parceria com o Instituto Singularidades, denominado Trilha Formativa Ensino Híbrido. O Objetivo é apoiar os professores na exploração de ferramentas digitais e como usá-las no dia a dia da sala de aula híbrida. A duração total desta formação é de 110 horas.
Sete cursos integram a Trilha Formativa Ensino Híbrido: Ensino Híbrido – Personalização e Tecnologia na Educação (40h); BNCC – Práticas e Culturas Digitais (10h); Metodologias Ativas de Aprendizagem – Princípios, Práticas e Tecnologias (20h); Jogos e Cultura Digital na Educação (10h); Narrativas em Vídeo na Educação (10h); Podcast e Educação – A Produção de Mídia na Escola (10h); e Narrativas Gráficas para Educadores (10h).
"Também vamos contar com estagiários das universidades que ajudarão no Projeto. Nossos professores terão várias outras oportunidades de formação. A pandemia vai acabar, mas a tecnologia veio para ficar e precisamos melhorar a nossa formação tecnológica no ensino, que é uma das missões desta gestão. Além disso, vamos acabar com essa distância criada outrora entre a unidade escolar e a sede da Secretaria de Educação", afirmou Tânia.
Além do curso, os educadores vão participar de oficinas virtuais que acontecerão às quintas e sextas, sobre o uso do Telegram, em três turnos para facilitar a vida dos profissionais. "Não vamos deixar ninguém de fora. Esse projeto precisa do interesse e da participação de todos vocês e vamos auxiliá-los nessa caminhada. Nosso intuito é fazer avançar a educação básica que precisa tanto do nosso apoio. Agradeço a todos que aceitaram esse desafio de melhorar a qualidade de aprendizagem dos nossos alunos", disse Tânia.
DEPOIMENTOS:
Nilcilene Santos
"Parabéns pela iniciativa de olhar por esses alunos da rede que não são alfabetizados. Já trabalhei com turma de distorção e foi um desafio de muita aprendizagem. Nossa educação está necessitando dessa revitalização".
Marta Valéria Luiz de Souza
"Eu quero muito participar porque adoro desafios. Não me sentia segura, por ser tudo novo. Mas, com suporte de vocês, eu acredito que será um intensivão para que possamos, enquanto profissionais da área de educação, aprender sempre mais".
Maria de Fátima Zeferino Cordeiro
"Parabéns, Tânia, confio no seu potencial de nos ajudar. Que sejamos todas unidas com um mesmo objetivo. Que Deus nos dê a sabedoria de enfrentar esse novo desafio. A segurança dessa equipe está nos encorajando".
Marta Valéria Luiz de Souza
"Vejo esse momento como uma grande oportunidade de estar me sentindo mais viva. A estagnação não leva ninguém ao crescimento. Eu quero aprender, e aprender fazendo é muito melhor".