A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) realizou, nesta terça-feira (3), no canal no YouTube do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), o Webnário “Estratégias de Prevenção à Covid 19 e Promoção da Saúde nos Ambientes Escolares”. O evento contou com cerca de 1.800 pessoas participando simultaneamente, ao vivo, e recebeu audiência de outros estados brasileiros, como Bahia e Alagoas. Somente no dia do seminário, o evento contou com mais de 3.500 visualizações.
A transmissão ao vivo foi aberta pelo secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, que destacou o fato do meio digital permitir chegar a mais pessoas. “Estou satisfeito de conseguirmos chegar até vocês por esta via digital, que torna possível que possamos compartilhar e aprender juntos. Este segundo webnário integra o programa de formação e valorização dos profissionais da Educação do nosso Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE). É uma realização da Seduct por meio da SubSecretaria de Ciência e Tecnologia em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE), que vai completar 11 anos no dia 9 de março", afirmou Feres.
A primeira palestra foi ministrada por Bárbara Salvaterra, socióloga, mestre em Desenvolvimento Social pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e especialista em Gestão da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES/RJ), que abordou o tema: “Planejamento do Retorno Escolar”.
“Estamos precisando implementar protocolos nos ambientes escolares. Estamos buscando novos caminhos para o enfrentamento do cenário global da pandemia e para a promoção da saúde nos ambientes escolares. Para tanto precisamos de colaboração intersetorial tanto da Educação com a Saúde, bem como com a Segurança Pública. Faz-se necessário também a Comunicação e a Educação em Saúde”, disse Salvaterra.
A segunda palestrante foi a consultora da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Unicef Roraima, a sanitarista Claudia Lemos, que na oportunidade informou sobre notícias recentes do Ministério da Saúde. “Há a possibilidade de aumento de doses, não saberia precisar em quanto, mas as doses devem aumentar em março e abril. O Ministério da Saúde tem contrato com a Fiocruz e o Butantan, mas o Brasil busca contratos para ter vacinas da Índia, da Rússia e dos Estados Unidos. Os grupos prioritários estão sendo os idosos, os profissionais de Saúde e os indígenas aldeiados. Esperamos que os profissionais da Educação sejam contemplados nas novas remessas de doses da vacina”, considerou Lemos.
A nutricionista Catia Mello, coordenadora do PSE Campos, comentou que o Webnário teve como objetivo capacitar os profissionais do sistema municipal de ensino de Campos, tanto da rede pública como das escolas particulares, no sentido de capacitá-los a desenvolverem ambientes escolares seguros e aplicarem protocolos com vistas à retomada das atividades letivas de forma segura.
“Tivemos neste webnário 1.876 inscritos que, efetivamente, assinaram a lista de presença. Como a interação de dúvidas pelo chat foi muito expressiva, pactuei com a consultora da ONU, Claudia Lemos, um segundo webnário do PSE com a participação dela para que esta abordagem seja novamente realizada. Anuncio que este segundo webnário vai ocorrer no mês de abril em data a ser divulgada posteriormente”, concluiu Mello.