A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) deu início ao programa de parcerias com as universidades públicas e particulares. A medida atende ao cumprimento do protocolo de intenções assinado com representantes das universidades e do setor produtivo, na solenidade virtual de Abertura do Ano Letivo 2021, promovido pelo prefeito Wladimir Garotinho e pelo Secretário da pasta Marcelo Feres, em 01 de fevereiro. O objetivo das parcerias é favorecer o acesso a novos conhecimentos, tecnologias e ferramentas, que permitam a secretaria melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem na rede municipal de Educação.
"Uma das parcerias diz respeito ao Projeto de Recuperação da Aprendizagem, que visa reduzir os impactos dos prejuízos de 2020, ocasionados pela pandemia do novo coronavírus e agravados pelas decisões tomadas pela antiga gestão da Educação, que deixou o município sem nota do Ideb. Neste caso, estagiários das universidades farão parte do projeto, que também acontece de forma virtual, auxiliando nas turmas de reforço e tendo como monitores os professores da rede municipal", explicou o Secretário Marcelo Feres.
Outra parceria acontece com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF) Campus Campos Centro. Por meio do curso de Química, a unidade vai ajudar a Seduct a higienizar e envasar álcool líquido 70% - adquirido pela Prefeitura - em frascos menores para distribuição nas escolas da rede municipal de ensino.
“Apesar das aulas seguirem acontecendo no modo virtual, nossas unidades estão abertas para receber os pais de alunos que buscam informações ou procuram as escolas a fim de retirarem as apostilas para os alunos sem acesso à internet. E esse álcool envasado em parceria com o IFF é essencial para a higienização das mãos e de espaços compartilhados na prevenção ao coronavírus”, disse o secretário.
A subsecretária de Gestão Orçamentária e Finanças, Carla Patrão, afirmou que a Seduct já iniciou as tratativas para o desenvolvimento de outras parcerias com o IFF. "São projetos na área de capacitação, robótica, telecomunicações, dentre outros. Já estamos avançando com mais esses acordos de cooperação. A gestão da Seduct tem convicção de que a política pública educacional só avança se dialogar com outras políticas públicas. É preciso avançar também no diálogo com as representações, com a sociedade. A qualidade do ensino e a valorização dos profissionais da educação são diretrizes que perpassam em todas as equipes da Seduct”, disse.
O diretor geral do Campus Centro, Carlos Alberto Fernandes Henrique, falou sobre a parceria. "O IFF sempre procurou a articulação com as políticas sociais da nossa região. A parceria com a Seduct, por meio da ação do envasamento de álcool 70, será de extrema importância para suprir as unidades de ensino da rede municipal, que utilizarão o álcool na prevenção contra contaminação por coronavírus e, também, servirá para estreitar a relação entre o campus Campos Centro e a Seduct para realização de vários outros projetos com a finalidade de melhorar a educação do nosso município", destacou.
O Programa Saúde na Escola (PSE), implantado em 2010 na gestão da então prefeita Rosinha Garotinho, também já está atuando de mãos dadas com a Academia. Segundo a coordenadora Cátia Mello, três projetos firmados neste ano de 2021 já estão em andamento e outros estão em fase de elaboração.
"Com a Universidade Estácio de Sá, estamos desenvolvendo o Projeto Crescer Saudável, voltado ao enfrentamento da obesidade infantil. Temos, ainda, o Projeto Tempo Desejável para Engravidar, voltado para a prevenção da gravidez infanto-juvenil, com o IFF Campus Guarus e a Estácio de Sá. Além disso, vamos dar início em março, ao projeto Saúde Vocal para Professores, com a UNIFLU", afirmou Cátia.