O Programa Saúde na Escola (PSE), implementado em Campos no dia 9 de março de 2010 na gestão da então Prefeita Rosinha Garotinho, está comemorando 11 anos nesta semana. O Programa é uma política intersetorial, criada por meio do decreto nº 6.286, de 05 de dezembro de 2007, pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério da Educação (MEC). Segundo o secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Feres, visa promover a saúde e a educação integral, articulando a escola com a rede básica de saúde, por meio de ações voltadas à prevenção de doenças e promoção da saúde.
Ao longo dos anos, o PSE direcionou projetos e ações para mais de 33 mil alunos, distribuídos em 61% das escolas e 76% creches do município. Dentre algumas conquistas, destaca-se o reconhecimento nacional do PSE-Campos, que recebeu, em fevereiro de 2021, a visita de técnicos da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.
“Outra conquista foi a aprovação de 100% de projetos enviados para o Prêmio APS Forte para o SUS no Combate à Pandemia, da Organização Panamericana de Saúde (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Outra vitória diz respeito ao estreitamento de parceria com a Consultora dos Sistemas da Organização das Nações Unidas (ONU) e Unicef-Roraima em várias ações”, pontuou o secretário.
De acordo com a coordenadora do PSE, nutricionista Catia Mello, a partir de 2021 mais de 20 unidades escolares da rede municipal de Educação receberão o Projeto Living Peace International, que consiste num percurso de educação para paz e tem como objetivo fazer crescer, o máximo possível, o empenho em viver a paz e pela paz nos diversos ambientes de aprendizagem e de vida.
“No dia 20 de abril de 2021 o PSE Campos apresentará sua experiência de atuação exitosa no Fórum Estadual de Atenção Primária à Saúde, organizado pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio. A saúde figura com grande importância na pauta de políticas públicas de todo governo. Investir em promoção de saúde no ambiente escolar é dar enfoque na integração entre a comunidade e a escola, que juntos somarão esforços para melhorar a saúde e a qualidade de vida de todos, incluindo os ambientes escolares”, destacou a coordenadora.
DEPOIMENTOS
O atual subsecretário municipal de Saúde, médico Paulo Hirano, era o secretário da pasta quando o PSE foi lançado, e parabenizou o município pelo sucesso do Programa. “A saúde e a educação são os dois grandes pilares da vida do indivíduo, que permitem uma melhor qualidade de vida e o avanço em todos os demais aspectos da vida do cidadão. A saúde também tem de ser implementada, divulgada, ensinada desde o início da vida escolar. O PSE aborda todas as esferas da formação dos estudantes e seus familiares, desde os cuidados básicos com a criança, até gravidez precoce, higienização, vacinação, dentre outros assuntos”, comentou.
Luciana Dantas da Costa Oliveira, diretora de Promoção e Fortalecimento dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, também emitiu seu depoimento. “Queremos expressar o reconhecimento da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos por todo o desvelo demonstrado pela Equipe do PSE de Campos dos Goytacazes em relação à prevenção da gravidez na adolescência e de tantas outras questões relacionadas à saúde e à educação de nossas crianças e adolescentes. A essa equipe que tem se desdobrado para atuar preventivamente; equipe que não retrocede diante dos desafios e que não renuncia à missão sagrada de cuidar, o nosso eterno respeito. Nossa gratidão pela oportunidade de conhecer um pouco mais do trabalho que a equipe realiza no Município e que certamente será inspiração para outros profissionais no Brasil. Parabenizamos toda a equipe por mais um ano de atuação, pela competência, profissionalismo e dedicação. Sucesso!”.
Claudia Lima Lemos, sanitarista, consultora dos Sistemas da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Fundo das Nações Unidas (Unicef) de Roraima, deixou os parabéns. “O PSE de Campos de Goytacazes celebra hoje 11 anos de realizações, inovação e engajamento com a promoção da saúde nas escolas. Uma equipe que apresenta as principais competências na defesa pelas políticas públicas saudáveis, mobilização, liderança, amorosidade e engajamento nos processos de intersetorialidade. Além disso, a equipe tem uma característica marcante de se envolver de forma efetiva com novas frentes de trabalho e projetos de inovação em promoção da saúde nos ambientes escolares”, disse.