A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) deu ínicio, através de vídeo-aulas, à formação dos acompanhantes de apoio ao aluno com deficiência auditiva nesta semana. Com o tema “Removendo barreiras à comunicação em Libras”, as aulas prosseguirão até 24 de maio e contemplam 45 acompanhantes da rede municipal de ensino. Uma nova turma será aberta em junho deste ano. Segundo a responsável pelo setor de Educação Especial da Coordenação multiprofissional, Beatriz Siqueira, a capacitação visa desenvolver a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais.
“O objetivo é ensinar libras para que esses acompanhantes se comuniquem com os surdos e contribuam com o processo de ensino-aprendizagem. A proposta é que as crianças possam ser entendidas e atendidas em suas necessidades básicas. Com isso, impedimos que elas fiquem excluídas no ambiente escolar. Esses acompanhantes trabalham com crianças com deficiências e que são dependentes, ou seja, que não conseguem desenvolver as atividades sozinhos. Eles dão o suporte básico no dia a dia, auxiliando na alimentação, locomoção, higiene e promoção da autonomia”, afirmou Beatriz.
De acordo com a professora, intérprete e instrutora de libras, ligada à Coordenação Multiprofissional, Licia Borba, as vídeo-aulas são postadas semanalmente no youtube (
acesse aqui) e os links enviados aos cursistas por um grupo de whatsapp, com uma proposta de atividade. Após assistirem aos vídeos, eles têm cinco dias para apresentarem a devolutiva.
“Os profissionais são muito dedicados. Sempre fazem as atividades, enviando os vídeos com exercícios propostos. As aulas são postadas às segundas-feiras e ficam gravadas para que eles possam acessar quantas vezes precisarem, no dia a dia, sempre que tiverem dúvidas. Antes de preparar as aulas, pesquisei com os acompanhantes como é o trabalho deles nas unidades. Ensino coisas práticas como, por exemplo, como dar as boas-vindas nessa volta às aulas de forma virtual. Ao final do curso, eles terão capacidade de ajudar os professores no dia a dia”, explicou.
Beatriz destacou que há cerca de 1.300 alunos com necessidades educacionais especiais na rede municipal de ensino. Deste total, cerca de 45 possuem deficiências auditivas. Esses alunos recebem atendimento educacional especializado ofertado pelas Salas de Recursos e contam, também, com os acompanhantes na unidade escolar, conforme a necessidade de cada um.
“Eles estão recebendo atividades de forma virtual tanto do professor regular quanto do professor da Sala de Recursos. São atividades adaptadas para cada aluno respeitando suas especificidades”, completou.