Notícia no detalhe
Nova diretoria da Ompetro continua luta por royalties
Buscar o crescimento regional ordenado em várias vertentes e continuar a luta em defesa dos royalties do petróleo para os municípios produtores. Estas foram as principais bandeiras levantadas pela nova mesa diretora da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), que aconteceu esta tarde, no auditório da Prefeitura de Macaé. Durante a reunião, os prefeitos apontaram a necessidade de transformar hospitais municipais em regionais e buscar antecipar a duplicação da BR-101 no trecho entre Macaé e Campos, que já ficou conhecida como Rodovia da Morte, devido ao grande número de acidentes com vítimas fatais.
A reunião começou em torno das 15h, seguida pela cerimônia de posse da diretoria para o biênio 2011/2012. A Prefeita Rosinha Garotinho, passou a presidência para o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, eleito por unanimidade em Campos, no dia 12 janeiro, depois que os prefeitos concordaram em fazer rodízio à frente da organização. Rosinha, na ocasião, atendeu ao convite para ocupar o cargo de vice-presidente, por sua influência e experiência por ter sido governadora do Estado. A primeira secretaria coube ao prefeito de Cabo Frio, Marquinhos Mendes.
Dois cargos foram mantidos: o prefeito de Quissamã, Armando Carneiro, será novamente tesoureiro da entidade. O engenheiro campista Marcelo Neves Barreto, superintendente de Petróleo da Secretaria de Desenvovimento Econômico, permanece como secretário executivo. Para Mussi, os municípios produtores de petróleo vivem problemas semelhantes, como o inchaço populacional, a necessidade de ampliação constante de investimentos na Saúde e no transporte urbano. Ele sugere um estudo para a implantação de um plano de mobilidade urbana regional, em parceria com a secretaria estadual de Transportes.
Riverton Mussi destacou o trabalho da prefeita Rosinha à frente da organização e disse que vai continuar o que já vinha sendo feito por ela. O prefeito de Quissamã elogiou a gestão da prefeita como presidente da Ompetro. “Foi brilhante a gestão da prefeita Rosinha. Ela foi forte na hora certa e na intensidade necessária”, disse Armando Carneiro.
Rosinha lembrou que os royalties das águas estão atraindo a atenção da grande mídia, sem que haja qualquer apelo em redistribuí-los. “Em Minas Gerais, Aécio Neves [senador] busca aumentar a fatia dos royalties dos minérios, sem pensar em dividi-los com o restante do país, mas quando o assunto são os royalties do petróleo, Aécio faz coro com os que desejam a partilha nacional”.
O evento contou, ainda, com a presença dos vice-prefeitos Luiz Fragoso (Carapebus), Delma de Pádua (Cabo Frio), Wilson Broder (Rio das Ostras) e ainda representantes das prefeituras de Búzios e São João da Barra.
Ompetro - A entidade foi criada em 26 de janeiro de 2001, com sede e foro no município de Campos, local de sua fundação e instalação. A Ompetro é formada pelos municípios produtores de petróleo da Bacia de Campos e municípios limítrofes da zona de produção principal, denifidos pelas leis 7.990/89 e 9.478/97, a saber: Armação de Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Carapebus, Casimiro de Abreu, Macaé, Rio das Ostras, Quissamã, São João da Barra e Niterói.
Últimas Notícias adicionadas
- 24/11/2024 15:53:41 Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
- 24/11/2024 14:45:40 Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
- 24/11/2024 14:29:09 Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
- 24/11/2024 14:17:17 Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
- 24/11/2024 14:05:30 Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria Estadual da Mulher promove assessoramento para equipe da Sala Lilás
2411 14h45Subsecretaria de Meio Ambiente de Campos presente no G20, na Conferência Estadual
2411 14h29Curso de Formação para os novos agentes da GCM começa nesta segunda-feira
2411 14h17Campos Laranja - Ato em prol da vida nesta segunda-feira no Centro
2411 14h05Corrida das Estações e Dia D de Doação de Sangue movimentam o Cais da Lapa
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda