O Programa Saúde na Escola (PSE) de Campos participou do XXXIII Fórum Estadual de Atenção Primária à Saúde, promovido pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio. O evento aconteceu de forma virtual e prossegue até maio. Ao todo estão sendo realizadas 15 oficinas setorializadas, tendo como tema central “Acolhimento às Novas Gestões Municipais na Atenção Primária à Saúde e Áreas Técnicas”. A participação do PSE no Fórum é feita pela de forma remota, através da Plataforma Zoom.
De acordo com o secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, participam do Fórum secretários municipais de saúde, coordenações e referências técnicas para Atenção Primária, Saúde das Mulheres, das Crianças, de Adolescentes, Programa Saúde na Escola, Aleitamento Materno, Saúde Bucal, Saúde do Idoso, Saúde das Populações em Situação de Rua, Saúde do Homem, Saúde das Pessoas com Doença Falciforme, Alimentação e Nutrição, Práticas Integrativas e Complementares, Doenças Raras e Prevenção de Violência.
A coordenadora do PSE, Catia Mello, apresentou a atuação do PSE para vários municípios do Estado do Rio. “O PSE foi implantando no município há 11 anos, e, durante esse tempo reconfigurou toda sua forma de atuação. Este convite nos permitiu compartilhar conhecimentos sobre como é possível, neste momento tão singular na história da humanidade, promover saúde nos ambientes escolares e a possibilidade de multiplicar isso para outros territórios.”, afirma Catia.
A oficina 7, segundo Catia, vai abordar as Ações prioritárias do PSE e a inclusão da Covid-19; Ações do PSE em tempos de pandemia e isolamento social; Práticas exitosas do PSE no Rio de Janeiro e Brasil. E será voltada para coordenações municipais de Atenção Básica e estratégia Saúde da Família, coordenações municipais de Saúde Bucal; responsáveis municipais pelo PSE; e interlocutores da Educação.
A Coordenadora Estadual do PSE da SES/RJ, Ana Carolina Tavares Vieira, explicou que, nesta terça-feira (20), aconteceu a última oficina do PSE promovida pela da Superintendência da Atenção Primária à Saúde (SAPS), através do Fórum Estadual de Atenção Primária. “Contamos com a participação de Catia Mello, servidora responsável pelo PSE no município de Campos dos Goytacazes, que compartilhou de forma entusiasmada e contagiante as experiências exitosas e inovadoras tanto no contexto pré quanto em pandemia”, disse a coordenadora, acrescentando que a experiência de Campos incentivou gestores que conduzem o PSE em todo o estado do Rio de Janeiro.
“Fazer saúde na escola em pandemia é um desafio que pode ser vencido com parcerias, intersetorialidade e criatividade. Criatividade essa que contagia, emociona e inspira a continuarmos em prol de servir ao público e defender os direitos dos nossos cidadãos, sejam eles escolares ou não. Campos de Goytacazes mostrou ao estado do Rio de Janeiro que o PSE é uma potência em prol do cumprimento dos princípios do SUS e certamente outras localidades se dedicarão a serem criativos, segundo as potências e desafios do seu próprio território”, destaca Ana Carolina.