Notícia no detalhe
PSE é lançado e até o fim do ano estará em 81 escolas
Lançado oficialmente nesta terça-feira (09) à noite, no Teatro Municipal Trianon, o Programa Saúde na Escola (PSE) chega já pensando em ser ampliado, segundo informou o Secretário Municipal de Governo, Edson Batista, que representou a Prefeita Rosinha Garotinho, que está em Brasília, para encontro com o ministro do STF, Gilmar Mendes. De acordo com ele, neste primeiro semestre, 21 escolas serão atendidas, mas até o final de 2010 outras 60 unidades de educação estarão recebendo o PSE. A cerimônia contou também com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano.
- Ao criar o PSE, à prefeita mostra de forma clara seu compromisso com a educação e a saúde - disse o Secretário de Governo. Já Hirano destacou a necessidade de haver um envolvimento de todos para garantir o sucesso do Programa. “É preciso que todos se envolvam muito. A partir de agora, mas do que nunca, saúde e educação caminharão juntas para que as crianças tenham um futuro melhor”, destacou o Secretário de Saúde. Joílza Rangel, Secretária de Educação, não pôde participar, mas enviou uma mensagem. “O lançamento do PSE é a concretização da possibilidade de uma ação integrada entre Educação e Saúde e uma demonstração de que a saúde começa na escola”, observou a secretária em sua mensagem.
A abertura do evento ficou por conta de alunos da Escola Municipal Francisco Faria Barbosa, que encenaram a peça “Aldeia: a comunidade da esperança”, escrita com a participação das próprias crianças do Parque Aldeia. No final, o público aplaudiu de pé o espetáculo com cerca de meia hora de duração. Uma das coordenadoras do PSE, Maria Waleska Almada, explicou que, na verdade, o Programa já vinha funcionando de forma experimental em 11 escolas da rede pública municipal, há cinco meses. Ela adiantou que 660 profissionais da área da educação de 21 escolas serão capacitados para participarem do PSE. A partir de agora, uma equipe poderá visitar até duas vezes a cada mês uma mesma escola ou creche.
A infra-estrutura da equipe, formada por profissionais das secretarias de Educação e Saúde conta com médicos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas. Bolsistas de enfermagem e de psicologia também participarão em forma de contrapartida. As crianças passarão a contar com um acompanhamento criterioso do Programa. Esse acompanhamento vai desde a saúde do aluno, passando por peso, altura, massa corporal e, se for o caso, encaminhamento a uma unidade de saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso