Notícia no detalhe
PSE é lançado e até o fim do ano estará em 81 escolas
Lançado oficialmente nesta terça-feira (09) à noite, no Teatro Municipal Trianon, o Programa Saúde na Escola (PSE) chega já pensando em ser ampliado, segundo informou o Secretário Municipal de Governo, Edson Batista, que representou a Prefeita Rosinha Garotinho, que está em Brasília, para encontro com o ministro do STF, Gilmar Mendes. De acordo com ele, neste primeiro semestre, 21 escolas serão atendidas, mas até o final de 2010 outras 60 unidades de educação estarão recebendo o PSE. A cerimônia contou também com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano.
- Ao criar o PSE, à prefeita mostra de forma clara seu compromisso com a educação e a saúde - disse o Secretário de Governo. Já Hirano destacou a necessidade de haver um envolvimento de todos para garantir o sucesso do Programa. “É preciso que todos se envolvam muito. A partir de agora, mas do que nunca, saúde e educação caminharão juntas para que as crianças tenham um futuro melhor”, destacou o Secretário de Saúde. Joílza Rangel, Secretária de Educação, não pôde participar, mas enviou uma mensagem. “O lançamento do PSE é a concretização da possibilidade de uma ação integrada entre Educação e Saúde e uma demonstração de que a saúde começa na escola”, observou a secretária em sua mensagem.
A abertura do evento ficou por conta de alunos da Escola Municipal Francisco Faria Barbosa, que encenaram a peça “Aldeia: a comunidade da esperança”, escrita com a participação das próprias crianças do Parque Aldeia. No final, o público aplaudiu de pé o espetáculo com cerca de meia hora de duração. Uma das coordenadoras do PSE, Maria Waleska Almada, explicou que, na verdade, o Programa já vinha funcionando de forma experimental em 11 escolas da rede pública municipal, há cinco meses. Ela adiantou que 660 profissionais da área da educação de 21 escolas serão capacitados para participarem do PSE. A partir de agora, uma equipe poderá visitar até duas vezes a cada mês uma mesma escola ou creche.
A infra-estrutura da equipe, formada por profissionais das secretarias de Educação e Saúde conta com médicos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas. Bolsistas de enfermagem e de psicologia também participarão em forma de contrapartida. As crianças passarão a contar com um acompanhamento criterioso do Programa. Esse acompanhamento vai desde a saúde do aluno, passando por peso, altura, massa corporal e, se for o caso, encaminhamento a uma unidade de saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















