A Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas recebeu Certificação do Living Peace International pela participação no Projeto Poesias para a Paz. As poesias selecionadas serão publicadas no livro Dourado “Os Filhos da Terra” e ficarão hospedadas no site http://http://
www.livingpeaceinternational.org/br/. Por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) implantou, em articulação com o Círculo Universal de Embaixadores da Paz, o Projeto Living Peace International no município.
O coordenador geral do Living Peace International, Carlos Dario Palma, enviou uma mensagem de Portugal aos participantes: “Saúdo os alunos e professores da Escola Dr. Getúlio Vargas por estas poesias tão lindas que chegaram e que farão parte do Livro de Ouro das crianças do mundo. Gostei muito de ver com quanto amor os poemas foram escritos e com uma profunda mensagem de paz. Agradeço a cada um de vocês. Este pequeno ato de paz que vocês fizeram terá repercussão muito importante em vários países. Continuemos juntos a viver e trabalhar pela paz”, disse Palma.
Segundo o secretário da pasta, professor Marcelo Feres, o objetivo desta proposta é coletar poemas de paz de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos de idade da rede municipal de ensino, para serem publicados no livro Dourado. “O projeto Living Peace International é um percurso de educação para paz e que trabalha no sentido de reforçar as colaborações e iniciativas existentes no mundo para a construção de uma “rede” de paz que abrace todo o planeta”, explicou o secretário.
A coordenadora do PSE, Catia Mello, esclarece que este é um dos vários projetos de educação para a paz que o Living Peace promove. “Semear a cultura de paz nas escolas é um exercício a ser construído no dia a dia e nos pequenos atos. Educar para a paz engloba a comunhão de afetos, autoconhecimento e tolerância”, afirmou Catia.
Para o diretor da unidade escolar, Luiz Augusto Bernardo de Souza, receber este certificado foi um estímulo para ampliar novos horizontes e perspectivas. “Muito embora a violência e a intolerância façam parte do nosso contexto social, a escola não pode se omitir da sua responsabilidade na promoção de uma cultura de paz. Resolver problemas através do diálogo e da participação ativa dos alunos e professores é prioridade. Isso faz parte da educação para a paz!”, comentou.
As professoras do PSE, Ana Adélia Pourbaix e Marianny Andrade, responsáveis pela implantação do projeto no município, destacaram que “a proposta colabora para o desenvolvimento da criatividade e autonomia, a fim de enfrentar as dificuldades que permeiam a realidade”, disse Ana. “Além disso, ajuda a fortalecer o diálogo. Para promover a paz, pequenas mudanças de atitudes podem fazer a diferença e contagiar o próximo”, completou Marianny.
PROJETO – O Living Peace tem como objetivo fazer crescer, o máximo possível, o empenho em viver a paz e pela paz nos diversos ambientes de aprendizagem e de vida. Visa desenvolver uma boa prática pedagógica que possa ser utilizada em diferentes lugares e contextos; desenvolver as competências de cidadania ativa e democrática, através da valorização de uma educação intercultural e para a paz; ampliar a consciência dos próprios direitos e deveres; desenvolver o respeito às diferenças e o diálogo entre as culturas; ampliar a capacidade de trabalhar em grupo, planejar e agir juntos; potencializar as habilidades criativas e melhorar a aprendizagem; melhorar as relações entre educadores e educandos e adquirir comportamentos pró-sociais.