A Defesa Civil e a Concessionária Águas do Paraíba concluíram neste sábado (1º) a retomada do funcionamento da cisterna da rua Soldado Salvador Rosa, responsável pela drenagem de água da chuva em grande parte do bairro Santa Rosa. Além da instalação da bomba, as equipes também aperfeiçoaram o funcionamento do equipamento que, a partir de agora, terá acionamento automático. Toda vez que a água da chuva atingir o nível estabelecido por um relê, a bomba ligará automaticamente e as ruas serão drenadas em poucas horas.
A parceria prevê o conserto e a manutenção de todas as 17 cisternas instaladas na cidade. Nesta primeira etapa serão priorizadas sete, instaladas nos seguintes pontos: Rua Rocha Leão (Centro), Campo do Grêmio (Custodópolis), Rua Edmundo Chagas (Centro), Waltamar Fernandes Pimentel (Jardim Carioca), Avenida Nossa Senhora do Carmo (Parque Aurora), Rua Alberto Gonçalves (Santa Helena) e Rua Soldado Salvador Rosa (Santa Rosa) - esta última já em funcionamento.
“Estamos seguindo as orientações do prefeito Wladimir Garotinho e agilizando o trabalho. Utilizando todas as ferramentas possíveis para que todas as cisternas estejam funcionando o quanto antes, evitando o alagamento das áreas e minimizando o sofrimento de milhares de famílias”, disse o secretário de Defesa Civil, Alcemir Pascoutto.
A cisterna do Santa Rosa está instalada numa das áreas mais baixas do bairro, onde durante longos anos dezenas de famílias sofreram com os constantes alagamentos. “A água tomava conta de tudo. As pessoas perdiam o pouco que tinham. No Governo Rosinha ela tirou as famílias daqui e deu casas populares, dando dignidade para estas famílias. Agora, depois de vários anos abandonados, estamos sendo vistos com sensibilidade pelo prefeito Wladimir, que já esteve aqui reunido conosco, prometeu que iria resolver a nossa situação e cumpriu. Obrigado, prefeito!”, agradeceu o morador Anderson Gomes.