O prefeito Wladimir Garotinho se reuniu nesta terça-feira (18) com representantes do setor lojista e do transporte alternativo para definir uma solução que vai unir mobilidade urbana e a retomada de movimento em uma área do Centro que acabou ficando inativa há anos: a Rua 7 de Setembro. Após ouvir representantes dos dois setores e de órgãos da prefeitura envolvidos na questão, como o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcelo Mérida, e o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Nelson Godá, o prefeito anunciou que haverá um ponto de transporte alternativo (vans) no local para oxigenar o comércio na 7 de Setembro. A previsão é de que o novo ponto comece a funcionar na primeira quinzena de junho. Os pontos da Beira-Rio e ao lado da Igreja Boa Morte serão mantidos. Este terminal da Rua 7 de Setembro terá 10 pontos e será destinado às linhas da Baixada Campista.
A partir de solicitações da população, do comércio e dos permissionários, assim que assumiu a prefeitura, em janeiro deste ano, o prefeito Wladimir trouxe de volta para o Centro o transporte alternativo, o que contribuiu para facilitar o acesso das pessoas à área central. Em relação à solicitação da Rua 7 de Setembro, o prefeito aprovou.
“É um pleito justo tanto do comércio quanto dos permissionários e, como representante do poder público, eu apoio e tenho certeza que vai contribuir para a população e para oxigenar o Centro e, principalmente, a Rua 7 de Setembro”, disse Wladimir Garotinho, ressaltando que a medida vai contribuir para a retomada dos setores, que vem sofrendo nos últimos anos.
Marcelo Mérida lembrou que aquela região já foi muito movimentada. “Aquela região, no passado, já foi irrigada pelo transporte coletivo. Com o passar do tempo, foi perdendo movimento e, agora, estamos chegando a uma definição com diálogo e maturidade. Está na hora de dar um passo e com certeza será dado de forma consistente, baseado em estudos. É uma agenda positiva para a cidade”.
O presidente do IMTT também ressaltou que vem se reunindo com os dois setores para que o órgão possa promover melhorias no sistema de transporte do município. “É uma das ações que se somarão a outras que estão sendo implementadas para promover melhorias no Centro da cidade”, disse Godá.
Os permissionários estão otimistas e vendo com bons olhos a iniciativa, apesar de também estarem preocupados com a mudança. “Entendo que o contexto da mobilidade urbana traz lucratividade para todos, então, uma cidade com uma gestão sendo levada a sério, ela entende que a mobilidade é algo que pulsa a economia de uma cidade” – disse o permissionário Bruno Santana, que também estava acompanhado por Ana Carla Azeredo de Jesus e Arialdo Quintanilha, que também falaram sobre preocupações e expectativas.
Participaram da reunião o presidente da Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), Leonardo de Abreu; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Francisco Rodrigues e Associação dos Comerciantes e Amigos da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), Expedito Coleto, acompanhado do tesoureiro Adel Nassar e o diretor Nilson Athaíde. Também participaram o empresário Eduardo Chacur, ex-presidente da Carjopa, e o subsecretário de Desenvolvimento, Concessões e Parcerias Público Privadas, Felipe Knust. Todas as entidades lojistas estão otimistas com o ponto de vans na Rua Sete de Setembro. “Acredito que vai melhorar muito o movimento ali e porque já tem pessoas que estão otimistas com essa iniciativa”, disse o presidente da Carjopa.