A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), está realizando o 1º Workshop Saber Saúde para os profissionais da educação. Serão quatro encontros até o final do mês de junho. Na próxima segunda-feira (7), a palestrante Viviane Barreto, educadora nutricional e nutricionista, vai falar sobre o tema Comendo as Emoções. No dia 31 de maio, o pedagogo João Paulo de Oliveira e a professora Thaís Larissa abordaram o tema O Programa Saber Saúde e suas Interfaces na Prevenção do Tabagismo.
De acordo com o secretário, Marcelo Feres, no dia 14 de junho a fonoaudióloga e professora Patrícia Caixão vai ministrar sobre O Tabagismo e suas Implicações na Saúde Vocal. E no dia 21 de junho, a palestra ficará por conta da doutora em Ensino de Ciências, Renata Lacerda Caldas, que contribuirá com a abordagem sobre Ensino híbrido e remoto: metodologias diferenciadas em tempos de pandemia.
“O Programa Saber Saúde de Prevenção do Tabagismo e de Outros Fatores de Risco de Doenças Crônicas, implantado no Brasil desde 1998, é gerenciado pelo INCA, em articulação com a Divisão de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde e é executado pelo PSE desde o ano de 2019. A equipe do Saber Saúde é composta por profissionais do PSE. O programa forma profissionais das áreas de educação e saúde para que desenvolvam conteúdos relacionados à promoção de hábitos saudáveis voltados a crianças, adolescentes e jovens, dentro das escolas”, explicou o secretário.
Segundo a coordenadora do PSE, nutricionista Catia Mello, os encontros estão acontecendo por meio da plataforma google meet e serão certificados. Quem tiver interesse em participar, deve email para: pse@edu.campos.rj.gov.br
“Em virtude da pandemia, as ações do Saber Saúde precisaram ser reestruturadas e este workshop é uma adaptação que está sendo realizada para que o Programa continue sendo executado. Tivemos 90 inscritos. Dentro das temáticas do Saber Saúde são abordados temas como tabagismo, uso de álcool, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação solar, inatividade física e sexo sem proteção, fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis, dentre elas, o câncer”, acrescentou Catia.
Patrícia Caixão esclarece que o tabagismo traz grandes alterações funcionais no organismo humano, uma delas é relacionada com a voz. “Com ela podemos causar impressões positivas ou negativas ao ouvinte, é o nosso "cartão de visita", por isso se faz necessário uma divulgação efetiva sobre as implicações do uso do tabaco”, comentou.
Para João Paulo de Oliveira, que integra o Saber Saúde desde a formação inicial, a necessidade de se adequar à nova realidade transportou as ações para as Plataformas e Redes Sociais do Programa. “Promover um evento com essa temática é ressaltar a Escola como promotora do desenvolvimento educacional e com o papel de proporcionar em seu ambiente de conhecimento, um espaço de alerta sobre os males de consumir tabaco, sendo o professor o orientador, mediador e disseminador das informações entre os alunos e a sociedade, visando o bem-estar, a saúde. Nossa intenção é ampliar os encontros para os Educadores de outras disciplinas posteriormente”, disse. Para Thaís, “levar essa temática até os professores é um caminho direto para que a prevenção aconteça nas casas e vidas dos nossos alunos e sociedade”.