Notícia no detalhe
Astronomia encantou crianças na praia do Farol
O Farol Estrelado, evento de Astronomia realizado com apoio da prefeitura, através da Fundação Oswaldo Lima neste final de semana na praia do Farol, foi um sucesso absoluto. Cerca de 900 pessoas participaram das sessões no planetário inflável, que também contou com a presença da Prefeita Rosinha Garotinho. Centenas de pessoas observaram o céu através dos dois telescópios instalados à beira mar, próximo à Biblioteca Municipal.
O Farol Estrelado começou na quinta-feira (10) e continuou até o domingo (11), das 18h às 23h. No sábado e no domingo, foram lançados foguetes à base d’água. Foram 10 lançamentos por dia. Os foguetes são feitos com duas garrafas pet e cano PVC. A base bombeia o ar e aumenta a pressão dentro do compartimento. A válvula que segura o foguete é liberada e o foguete sobe a uma altura de até 30 metros.
Grande parte do público que acompanhou os lançamentos era composto de crianças. No planetário, as pessoas receberam dicas de observação do céu, com ênfase para as principais constelações e os planetas Júpiter e Saturno. O tempo ficou aberto o final de semana inteiro, o que facilitou os trabalhos.
O coordenador do Clube de Astronomia Louis Cruls e organizador do Farol Estrelado, Marcelo de Oliveira, ficou satisfeito com o sucesso do evento: “Quando tiver outra oportunidade nós viremos. Foi uma experiência muito boa. Várias pessoas demonstraram ter um grande interesse em Astronomia e a divulgação da Astronomia foi muito boa. Esperamos que essas pessoas prestigiem o Encontro que vamos fazer em abril em Campos”, falou Oliveira.
O presidente da Fundação Oswaldo Lima, Avelino Ferreira, falou sobre o apoio aos eventos de Astronomia: “Temos apoiado os eventos do Clube de Astronomia desde o início do Governo Rosinha. Trouxemos o astronauta Buzz Aldrin, da Missão Apollo 11, para uma conferência no Trianon. O astronauta Marcos Pontes tem vindo a vários eventos em Campos. Na Bienal, trouxemos a astronauta iraniana Anousheh Ansari e o astrônomo conceituado Ronaldo Rogério de Freitas Mourão. Todos esses nomes só foi possível trazer a Campos devido à parceria com o Clube de Astronomia e o apoio da Fundação”, afirmou Avelino.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/11/2025 09:44:35 Novo fluxograma do Proapar começa a funcionar e reforça papel da Atenção Básica
- 02/11/2025 08:17:39 “Meia Noite no Museu” reúne grande público em sua sexta edição
- 01/11/2025 15:27:55 IMTT determina atendimento especial no transporte público para o Dia de Finados
- 01/11/2025 10:50:15 Saldo de novembro do Cartão Goitacá é depositado neste sábado
- 01/11/2025 09:46:17 Ações focam a prevenção de mortes por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares
Novo fluxograma do Proapar começa a funcionar e reforça papel da Atenção Básica
0211 08h17“Meia Noite no Museu” reúne grande público em sua sexta edição
0111 15h27IMTT determina atendimento especial no transporte público para o Dia de Finados
0111 10h50Saldo de novembro do Cartão Goitacá é depositado neste sábado
0111 09h46Ações focam a prevenção de mortes por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















