Notícia no detalhe
Prefeitura e produtores da Baixada se reúnem
As intervenções feitas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nos canais da Baixada Campista estão trazendo problemas para os produtores rurais e reduzindo o nível do Lagamar. Nesta segunda-feira (14), eles se reuniram no Farol de São Tomé com representantes da prefeitura para que, juntos, possam solicitar ao Governo do Estado informações sobre o trabalho realizado naquela região e, assim, encontrar solução para o problema.
De acordo com os produtores, o governo do estado não está realizando a limpeza necessária no Canal do Quitinguta e na Vala do Abreu, que abastece o Canal de São Bento. Eles alegam que o trabalho, sob a responsabilidade do órgão estadual Inea, está prejudicando as lavouras e a criação de gado já que os canais não estão sendo irrigados. Participaram da reunião os secretários da Defesa Civil, Marco Soares; de Meio Ambiente, Humberto Nobre, o de Agricultura, Frederico Paes; e o subsecretário de Comunicação e coordenador do Verão do Farol, que ouviram as reivindicações dos produtores.
A prefeitura se comprometeu a reforçar o pedido de informações ao Inea sobre como estão sendo aplicados os R$ 97 milhões (recurso que a Prefeita Rosinha Garotinho conseguiu junto ao governo federal e que foram aplicados nos canais, através do governo do estado). “Todo o trabalho que está sendo realizado na limpeza dos canais, pelo Inea, tem sido uma caixa preta para a prefeitura porque não se sabe como a verba está sendo aplicada, em quais locais estão trabalhando e o que estão fazendo. Apesar das inúmeras solicitações, inclusive, por escrito, e de reuniões com o presidente do Inea [Firmino Martins], nenhuma resposta foi dada”.
- Vamos levar o problema à Prefeita Rosinha e, nesta terça-feira (15), temos uma reunião da diretoria do setor administrativo do Comitê dos Municípios do Baixo Paraíba, quando vamos abordar a situação com os demais membros a fim de entrar com um pedido de explicação junto ao Ministério Público - explica Humberto Nobre.
Segundo os produtores, a desobstrução do Buraco do Ministro, em uma obra do Inea, fez com que a água baixasse em toda a região. “Uma limpeza neste canal resolveria todo o problema, se fosse feito, como havia anunciado o órgão estadual”, afirmou o presidente do Sindicato Rural de Campos, José Amaral, acrescentando que o prejuízo está sendo incalculável e que há mais de 10 anos, o governo federal não faz uma política séria voltada aos produtores.
Outro problema que vem sendo observado e que contribui para ampliar o problema é a má conservação das comportas do Canal da Flechas e do Canal de São Bento, que mesmo fechadas, permitem a passagem da água. “Todas as comportas estão com problemas de manutenção e esta é uma responsabilidade do Inea que, nos últimos anos, não vêm fazendo o trabalho corretamente”, avaliou o secretário da Defesa Civil, Marco Soares.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/05/2025 11:51:40 Com apoio do Fundecam, empreendedor abre duas empresas e gera mais de 20 empregos
- 06/05/2025 11:00:21 Guarda faz operação conjunta com Ordem Pública e PM para coibir a prática do “Grau”
- 06/05/2025 08:47:04 Obra do Restaurante do Povo iniciada e refeições servidas na Praça da República
- 06/05/2025 08:22:52 Hospital Ferreira Machado registra novas captações de órgãos
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
Com apoio do Fundecam, empreendedor abre duas empresas e gera mais de 20 empregos
0605 11h00Guarda faz operação conjunta com Ordem Pública e PM para coibir a prática do “Grau”
0605 08h47Obra do Restaurante do Povo iniciada e refeições servidas na Praça da República
0605 08h22Hospital Ferreira Machado registra novas captações de órgãos
0505 19h03Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18