Notícia no detalhe
Canais da baixada na reunião do Comitê do Baixo Paraíba
O Comitê dos Municípios do Baixo Paraíba, presidido pelo Secretário de Meio Ambiente, Humberto Nobre, se reuniu nesta terça-feira (15) com produtores da Baixada Campista. O objetivo do encontro foi encontrar uma solução para os problemas que as intervenções feitas pelo governo do estado nos canais da região estão causando. Humberto Nobre informou que as intervenções do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) nos canais estão prejudicando as lavouras, a criação de gado e o nível do Lagamar.
Segundo os produtores, o governo do estado não estaria realizando a limpeza necessária no Canal do Quitinguta e na Vala do Abreu, que abastece o Canal de São Bento. Eles alegam que os canais não estão sendo irrigados e isso está gerando problemas tanto para os produtores rurais como para o Lagamar, que está com o nível sendo reduzido.
Humberto lembrou que a Prefeita Rosinha Garotinho conseguiu junto ao Governo Federal recursos na ordem de R$ 97 milhões e que foram aplicados nos canais, através do Governo do Estado. “No entanto, o Comitê estabeleceu a Câmara de Recursos Hídricos que criou um grupo de trabalho para cuidar dos canais da Baixada. E, desde que foi estabelecido esse grupo, que existe há um ano, não recebemos um documento técnico do Inea informando o que estava sendo feito e o que estava sendo projetado. Vamos continuar cobrando explicações”, afirmou.
O secretário de Defesa Civil, Marco Soares, informou que vai aguardar a vistoria dos membros do Comitê e tomar as medidas necessárias com relação ao contrato que o Inea tem com a Empresa Odebrecht. “Vamos analisar os critérios técnicos quanto ao impacto ambiental, a seca que existe no Lagamar e no Canal Quitinguta para que possamos levar ao Inea para que possa solucionar o problema que está causando inúmeros transtornos para os produtores rurais, pescadores e também para o verão no Farol de São Tomé no que diz respeito ao turismo”, disse.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/05/2025 11:11:54 Segundo dia de teste do ônibus elétrico abrange a linha Centro x Nova Brasília
- 07/05/2025 09:38:25 Tecnologia vem sendo usada como aliada na rede municipal de ensino
- 07/05/2025 08:56:47 Ação em comemoração ao Dia das Mães nesta sexta-feira
- 07/05/2025 08:50:01 Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
- 06/05/2025 18:12:31 Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
Segundo dia de teste do ônibus elétrico abrange a linha Centro x Nova Brasília
0705 09h38Tecnologia vem sendo usada como aliada na rede municipal de ensino
0705 08h56Ação em comemoração ao Dia das Mães nesta sexta-feira
0705 08h50Espetáculo “A inocência dos mortos” nesta quarta-feira no Teatro de Bolso
0605 18h12Diretor de teatro e ópera Fernando Bicudo visita o Teatro Municipal Trianon
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Campos conquista o Selo Ouro do Sebrae de Referência em Atendimento