Representando o prefeito Wladimir Garotinho, a primeira-dama, Tassiana Oliveira, visitou a Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, no Parque Novo Mundo, nesta quarta-feira (23), onde conversou com os profissionais e alunos da unidade. Acompanhada do secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Feres, e da coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Catia Melo, ela elogiou o empenho e dedicação dos servidores no que diz respeito à implantação do Ensino Híbrido Seguro.
“Sem os profissionais da Educação seria impossível. É preciso reconhecer o sacrifício e presteza com que abraçam os projetos, porque o objetivo é um só: melhorar a qualidade do ensino. Converso com as pessoas nas ruas e percebo que era um desejo da grande maioria que as aulas voltassem a acontecer de forma presencial. Vejo o ensino híbrido como algo muito positivo e necessário para o desenvolvimento das crianças e melhor rendimento escolar”, afirmou.
De acordo com o secretário, Marcelo Feres, o Plano Municipal de Ensino Híbrido Seguro foi ampliado para mais quatro escolas municipais nesta quarta-feira: Escola Municipal Branca Peçanha, Parque Eldorado; Escola Municipal Frederico Paes Barbosa, Parque Novo Mundo; CIEP Custódio Siqueira, Calabouço; e Creche Escola João Siqueira dos Santos, Tapera. Segunda-feira (28) será a vez da Escola Municipal Prisco de Almeida, Calabouço; Creche Escola Parque Imperial e Creche Escola Penha.
“O primeiro dia de aula nesse modelo aconteceu nesta segunda-feira (21) e foi um sucesso, contemplando três unidades da rede municipal de ensino: Creche Escola João Perdecene Neto, Lapa; Ciep Wilson Batista, em Guarus; e Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas, em Tocos. Estamos trabalhando para recuperar a confiança e credibilidade dos profissionais da Educação, que ficaram abandonados por muito tempo”, pontuou Marcelo.
De acordo com a diretora Maria de Fátima Ferreira, nesta quarta-feira (23), a unidade recebeu seis estudantes no turno da manhã e outros três no turno da tarde. “A adesão será gradativa. Até o momento não tivemos nenhuma recusa de professor para participar do ensino híbrido e ninguém foi obrigado a vir. Os pais e profissionais estão percebendo que nosso trabalho é sério, que estamos tomando todos os cuidados, instalamos pia mais baixa para facilitar o acesso dos alunos, e estamos cumprindo com as demais exigências para evitarmos a transmissão do coronavírus”, explicou.
A aluna do Pré-3, Kethyllen Vitória, 5 anos, disse que gostou da novidade. “Gostei muito de vir pra escola hoje, conheci os amiguinhos, a tia deu o caderno pra gente pintar, pipoca. Eu senti falta da escola e estou feliz”, disse.
A professora Fabiana Santana explicou que o momento é desafiador. “Sou professora e também sou mãe. Nós tínhamos a opção de começar o ensino híbrido agora ou não. Eu preferi voltar. A educação por si só já é bastante desafiadora. O ensino remoto representou outra etapa também desafiadora. E, agora, o ensino híbrido será um novo desafio, mas sabíamos que esse dia iria chegar e sabemos que vamos vencer. Nós também estamos reeducando nossos hábitos, pois queria abraçar, tocar as crianças. É difícil para todo mundo.