Notícia no detalhe
Recadastramento eletrônico do alvará a partir desta quarta
A Secretaria de Finanças inicia nesta quarta-feira (16) o recadastramento geral do Cadastro Mobiliário do Município (alvará). Devem se recadastrar os profissionais liberais e pessoas físicas e jurídicas. O prazo termina no dia 15 de abril. O recadastramento deverá ser feito pela internet, no site da Prefeitura: www.campos.rj.gov.br, no link “alvará on line”, clicando no ícone “recadastramento”.
Segundo o diretor de Cadastro Geral da Secretaria de Finanças, Marcelo Moço, o objetivo do recadastramento eletrônico é atualizar o cadastro dos alvarás e modernizá-lo, com a emissão do cartão pela internet, agilizando o atendimento e facilitando a vida do contribuinte.
- O alvará vai ficar on line. Hoje, ele é feito no guichê de atendimento - ressalta Marcelo, que diz que o cadastro mobiliário possui 90 mil inscrições de alvarás, sendo 50 mil ativos e 40 mil inativos.
Para efetuar o recadastramento, o interessado deverá preencher todos os campos de dados solicitados no formulário eletrônico. Após a conclusão do recadastramento, será disponibilizado, através do sistema eletrônico, o Formulário Cadastral de Recadastramento (Foca), quando o contribuinte será informado que a operação foi concluída com sucesso. O recadastramento foi determinado pela Prefeita Rosinha Garotinho, através do decreto 018, do dia 10 deste mês, publicado no Diário Oficial do Município no dia 11.
- Os contribuintes que tiverem dúvidas sobre o sistema operacional devem ligar para o telefone 2726-6509. Para esclarecer dúvidas cadastrais, o telefone é 2726-6533. As ligações também podem ser feitas para o telefone geral da Secretaria de Finanças: 2726-6500. Os contribuintes que não efetuarem o recadastramento ficarão sujeitos à fiscalização e poderão ter sua inscrição bloqueada, com a respectiva perda da eficácia do alvará - informa Marcelo.
Além de ficar sujeito à fiscalização, o contribuinte que não realizar o recadastramento também ficará impedido de obter certidões de regularidade, emitir e renovar alvará de funcionamento, obter incentivos e benefícios fiscais e contratar com a administração púbica municipal.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 10:19:55 Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
- 21/03/2026 18:35:10 Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
- 21/03/2026 16:12:28 Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
2203 08h21Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
2103 18h35Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
2003 15h49Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















