Notícia no detalhe
Fórum Municipal da Igualdade Racial nesta sexta-feira
O I Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial acontece nesta sexta-feira (18), das 8h às 17h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. O encontro tem como objetivo o preenchimento de 10 vagas do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, pelas entidades da sociedade civil com sede no município. A Lei 8.191, que cria o conselho, foi sancionada pela Prefeita Rosinha Garotinho e publicada no Diário Oficial do Município no dia 22 de dezembro do ano passado.
- A participação da sociedade civil na discussão das políticas públicas significa um importante avanço – ressalta o presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Jorge Luís dos Santos.
O encontro terá a participação da secretária Executiva do Conselho Nacional de Promoção Igualdade Racial (CNPIR), Oraida Abreu, que vai representar a Ministra da
Secretaria Especial de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), Luiza de Barros. Ela vai fazer uma palestra, às 11h, sobre “Avanços e perspectivas da política de promoção da igualdade racial. A conselheira do CNPIR, Miriam Stanescon, vai abordar “A participação popular na promoção da Igualdade Racial. A palestra está marcada para às 14h15h. Também participará do evento, o promotor do Ministério Público do Trabalho, Wilson Prudente.
Inscrição - Podem se inscrever para o fórum, entidades da sociedade civil que comprovarem a atuação na promoção de ações de igualdade racial e que desempenham suas atividades em alguns dos segmentos: movimento negro, quilombola, trabalho, juventude, gênero, religiosidade, jurídico, cultura, educação, saúde, rural, pesquisa, indígena e cigano.
- As inscrições serão feitas durante a realização do fórum, das 8h às 17h, no Teatro de Bolso, na Rua Gesteira Passos, 11, esquina com a Avenida 15 de Novembro, Centro – informa a presidente da comissão organizadora do evento, Salvadora Maria Ribeiro de Souza.
Para se inscrever, as entidades devem apresentar a seguinte documentação: estatuto constando a missão e as ações de inclusão social em defesa ou garantia dos direitos da população negra e de outros segmentos étnicos raciais do município, CNPJ, cópia autenticada da ata de eleição da diretoria atual e relatório consubstanciado das atividades desenvolvidas pela instituição.
A seleção das entidades participantes do fórum será dividida em duas etapas: fase inicial de habilitação e fase final de seleção. Os critérios para a seleção das entidades habilitadas serão: entidades que desenvolverem atividades de promoção da igualdade racial em maior número de segmentos, entidades que tenham no mínimo um ano de existência e defesa da instituição. Em caso de empate, o desempate ficará a cargo da plenária do fórum.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/03/2026 10:19:55 Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
- 22/03/2026 08:21:46 Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
- 21/03/2026 19:47:09 Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
- 21/03/2026 18:35:10 Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
- 21/03/2026 16:12:28 Atividades de educação nutricional são iniciadas em escolas da rede municipal
Museu Histórico celebra 191 anos de Campos com agenda especial e reabre ao público
2203 08h21Totalmente reurbanizada Rua Domingos Viana será inaugurada neste domingo
2103 19h47Assistência entrega materiais a moradores atingidos pela enchente
2103 18h35Após 30 anos de espera, Complexo Farol-Barra do Furado tem pedra fundamental lançada
2003 15h49Seminário do CIEVS/Campos apresenta cenário epidemiológico no município
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















