Notícia no detalhe
Fórum Municipal da Igualdade Racial nesta sexta-feira
O I Fórum Municipal de Promoção da Igualdade Racial acontece nesta sexta-feira (18), das 8h às 17h, no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. O encontro tem como objetivo o preenchimento de 10 vagas do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, pelas entidades da sociedade civil com sede no município. A Lei 8.191, que cria o conselho, foi sancionada pela Prefeita Rosinha Garotinho e publicada no Diário Oficial do Município no dia 22 de dezembro do ano passado.
- A participação da sociedade civil na discussão das políticas públicas significa um importante avanço – ressalta o presidente da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Jorge Luís dos Santos.
O encontro terá a participação da secretária Executiva do Conselho Nacional de Promoção Igualdade Racial (CNPIR), Oraida Abreu, que vai representar a Ministra da
Secretaria Especial de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (Seppir), Luiza de Barros. Ela vai fazer uma palestra, às 11h, sobre “Avanços e perspectivas da política de promoção da igualdade racial. A conselheira do CNPIR, Miriam Stanescon, vai abordar “A participação popular na promoção da Igualdade Racial. A palestra está marcada para às 14h15h. Também participará do evento, o promotor do Ministério Público do Trabalho, Wilson Prudente.
Inscrição - Podem se inscrever para o fórum, entidades da sociedade civil que comprovarem a atuação na promoção de ações de igualdade racial e que desempenham suas atividades em alguns dos segmentos: movimento negro, quilombola, trabalho, juventude, gênero, religiosidade, jurídico, cultura, educação, saúde, rural, pesquisa, indígena e cigano.
- As inscrições serão feitas durante a realização do fórum, das 8h às 17h, no Teatro de Bolso, na Rua Gesteira Passos, 11, esquina com a Avenida 15 de Novembro, Centro – informa a presidente da comissão organizadora do evento, Salvadora Maria Ribeiro de Souza.
Para se inscrever, as entidades devem apresentar a seguinte documentação: estatuto constando a missão e as ações de inclusão social em defesa ou garantia dos direitos da população negra e de outros segmentos étnicos raciais do município, CNPJ, cópia autenticada da ata de eleição da diretoria atual e relatório consubstanciado das atividades desenvolvidas pela instituição.
A seleção das entidades participantes do fórum será dividida em duas etapas: fase inicial de habilitação e fase final de seleção. Os critérios para a seleção das entidades habilitadas serão: entidades que desenvolverem atividades de promoção da igualdade racial em maior número de segmentos, entidades que tenham no mínimo um ano de existência e defesa da instituição. Em caso de empate, o desempate ficará a cargo da plenária do fórum.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















