O artigo “Relato de Experiência Fonoaudiológica: orientações vocais para professores da rede municipal de Campos dos Goytacazes em tempo de Covid-19” foi publicado na Revista Brazilian Journal of Development, Qualis B2, editada pelo Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora. O texto é de autoria das servidoras do Programa Saúde na Escola (PSE), da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Ilma Alessandra Lima Cabral Rodrigues, Isabela Dutra Coelho Brandt, Elizabeth Matilda Oliveira Williams e Tânia Machado de Carvalho, e foi aceito em 25 de junho para publicação.
Trata-se de pesquisa das servidoras desenvolvidas a partir do Projeto de Teleoficinas de Saúde Vocal, direcionadas aos professores da rede municipal de ensino. A revista é uma publicação mensal, cujo objetivo é difundir o conhecimento na área do desenvolvimento, nacional e internacionalmente, por meio de publicação de artigos científicos, que apresentem contribuições relevantes originais, tanto de natureza empírica quanto teórica. Surgiu com a percepção de alguns professores brasileiros de que o tema desenvolvimento carece de mais meios de divulgação de pesquisas científicas.
“A publicação deste relato nos proporciona a possibilidade de difundir nossa experiência profissional no meio científico, bem como compartilhar com a comunidade informações importantes. Além disso podemos contribuir com a construção de conhecimento em nossa área de atuação”, explicou Ilma.
O Brazilian Journal of Development é parceiro da Faculdade de Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), assim como da Faculdade ISEPE, e é a revista oficial de trabalhos acadêmicos da Associação Comercial de São José dos Pinhais (ACIAP). O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Feres, falou sobre o aceite.
“O Qualis Periódicos é um conjunto de procedimentos utilizados na avaliação de periódicos científicos no Brasil, criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1988. Esse instrumento é fundamental quando se trata da produção intelectual, já que classifica os periódicos científicos. Isso atesta quão dedicados e qualificados são os profissionais do PSE de Campos. Sem dúvidas, isso resulta numa melhor qualidade do processo ensino-aprendizagem”, disse o secretário.
A coordenadora do PSE, Catia Melo, lembrou que o projeto surgiu como uma proposta de disseminar informação sobre saúde vocal, atingindo um número elevado de professores devido à impossibilidade da realização de atividades presenciais pela pandemia da COVID-19, no formato de teleoficinas. “Acreditamos que a saúde vocal dos professores não consiste apenas na ausência de alterações vocais, mas sim e principalmente, no bem-estar geral destes indivíduos, na qualidade de vida e de condições favoráveis para o desempenho de suas funções”, comentou.
As Teleoficinas foram ministradas pelas fonoaudiólogas do Programa, Isabela Brandt e Ilma Alessandra Cabral, em parceria com acadêmicos do oitavo período do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Fluminense-UNIFLU, com a participação dos professores da Rede Municipal de Ensino. “O projeto possibilitou o desenvolvimento de ações preventivas junto aos professores buscando a promoção da saúde vocal, além de conscientização sobre a importância do autocuidado, já que as aulas virtuais, muitas vezes, provocaram um esforço vocal mais intenso”, afirmou Marcelo