O secretário Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres, vem buscando diálogo com diversas cidades do país que desenvolvem experiências exitosas na área educacional. Nesta terça-feira (6) ele visitou a Secretaria Municipal de Educação de Macaé, onde foi recebido pela secretária da pasta, Eliane de Araújo. Na próxima segunda-feira (12), a agenda será em Itaperuna, com a gestora Tereza Cristina do Carmo. No mesmo dia, Marcelo terá uma agenda virtual com a Secretaria Municipal de Educação de Guaçuí/ES.
No dia 13 de julho, o secretário promoverá reunião remota com a Secretaria Municipal de Educação de Salvador, enquanto no dia 15 de julho, o encontro será presencial na Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. Finalizando essa primeira etapa de visitas, Marcelo conhecerá a experiência da Secretaria Estadual de Educação do Espírito Santo, no dia 03 de agosto.
“Todas essas cidades estão desenvolvendo um excelente trabalho na área da Educação e nós queremos saber o que elas fazem que Campos ainda não faz, mas deveria considerar fazer. Nosso município precisa avançar muito e estamos buscando referências de municípios que estão dando certo. Macaé e Itaperuna, por exemplo, ficaram entre os 10 municípios do Estado do Rio de Janeiro com as melhores colocações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2019, enquanto Campos sequer apresentou nota, comprometendo o diagnóstico da aprendizagem nas escolas da rede municipal”, informou o secretário.
Eliane tem 30 anos de experiência na educação, somando atuação nas redes pública e privada, grande parte desse tempo atuando na gestão escolar. Ela apresentou a realidade da rede local, que conta com cerca de 42 mil alunos, 107 unidades escolares e 4 mil servidores aproximadamente. Ao passo que Campos conta com cerca de 6 mil profissionais da educação, 234 unidades escolares e cerca de 52 mil estudantes.
Eles trataram de assuntos como remuneração dos profissionais, relação da Secretaria com os educadores, formação continuada, eleição para direção escolar, ouvidoria, colegiado de diretores, conselho escolar, segurança das unidades, entre outros temas.
“Estamos muito felizes em receber o secretário de Campos para compartilharmos o sucesso da nossa rede e trocar experiências, enriquecendo cada vez mais nosso trabalho. Aqui em Macaé contamos com a figura do professor integrador e do professor orientador que dão assistência na rotina da unidade escolar. Também fazemos o Horário de Atividades, que é um momento destinado ao planejamento e à formação dos docentes, onde fazemos o alinhamento de ideias. Esse momento acontece a cada 15 dias, mas o projeto é voltar a acontecer semanalmente. Também desenvolvemos o Avança Ideb, onde fazemos um planejamento bastante antecipado, com duas avaliações anuais, no mínimo, a fim de mapear a realidade e as dificuldades da rede para promover a integração e os ajustes necessários”, pontuou Eliane.
Marcelo afirmou que, apesar de Campos ser um importante polo de ensino e pesquisa e do seu potencial econômico e produtivo, o município pouco avançou na educação básica nos últimos anos. “Estamos implementando diversas ações em Campos, como o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE), que visa melhorar a qualidade do ensino. Também implantamos, este ano, o Comitê Permanente de Planejamento de Gestão, com 14 membros que atuam de forma regionalizada. Similar ao trabalho desenvolvido pelo Colegiado de Diretores que ocorre em Macaé. Fomos muito bem recebidos pela secretária de Macaé e toda a equipe. Queremos estabelecer parcerias duradouras para o desenvolvimento da nossa Educação”, finalizou o secretário.