Centenas de profissionais da Educação têm participado ativamente das lives semanais promovidas pelo secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), Marcelo Feres. Nesta quinta-feira (08), ele realizou mais um encontro virtual - Hora da Educação - com os servidores para tratar do planejamento da Secretaria. O objetivo é apresentar as metas de gestão, balanço das ações semanais, estreitar o relacionamento com os profissionais, sanar dúvidas, ouvir as demandas da rede municipal de ensino e conversar mais de perto com aqueles que são os responsáveis pela construção da educação em Campos.
O principal assunto abordado foi a respeito do Projeto Estação Educação, que representa a segunda fase do Ensino Híbrido Seguro, como meta de avanço qualitativo da educação. Serão construídas, inicialmente, salas-estúdio preparadas com câmeras, iluminação, microfone e outros recursos, em 12 unidades escolares, para que os professores apresentem conteúdos previstos para cada semana de aula, por meio de “estações”, separadas por níveis educacionais.
“No segundo semestre deste ano, vamos publicar um edital para convidar professores que queiram participar, produzindo os conteúdos. Este modelo visa auxiliar os alunos excluídos digitalmente. Eles, por sua vez, poderão assistir aulas on-line com um chip que vamos oferecer contendo conteúdos pedagógicos. Também irão assistir às aulas de forma presencial, quando forem à escola. Isso vai acelerar o processo de ensino-aprendizagem”, anunciou o secretário.
Segundo ele, algumas das metas da Secretaria já estão sendo cumpridas. “Já começamos a entregar os kits de alimentação, conforme prometemos, já iniciamos o processo de licitação para manutenção das unidades escolares, estamos capacitando os profissionais, já iniciamos o ensino híbrido seguro, começamos um plantão de atendimento semanal voltado aos gestores para ouvir as demandas, etc”, comentou.
Ele lembrou, ainda, que o recesso escolar terá início na próxima segunda-feira (12) e prosseguirá até 23 de julho. O Projeto Hora da Educação está em sua primeira temporada, iniciada em 1º de julho. Os encontros acontecem sempre às quintas-feiras, às 18 horas, mediados pela coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Catia Melo, com transmissão pelo canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) –
AQUI.
A professora Keli Amaral comentou: “Perfeita colocação do secretário. Sua visão é super humanizada. Outra servidora, Elaine Cristina Reis, disse: “Parabéns pela iniciativa de valorizar os professores da rede na gravação das aulas da Estação Educação. Temos excelentes trabalhos na própria rede!”. Professora Luciana Soares afirmou: “O longo tempo de fechamento da maioria das escolas por conta da pandemia de Covid19 tem impactado profundamente não apenas a aprendizagem, mas também a saúde mental, a nutrição e a proteção de crianças”.
No primeiro encontro, o bate-papo abordou o tema Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia: Qual é o projeto? Nesta semana, o secretário falou sobre Ensino Híbrido na Rede Municipal de Campos: como será? Em 15 de julho, ele vai conversar com os servidores sobre Tecnologia nas Escolas Municipais: desafios e oportunidades. E no dia 22 de julho, a abordagem será sobre Formação Continuada de professores: o que será feito?