Gestantes que fazem atendimento pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) do IPS participaram na manhã desta quarta-feira (14), da primeira ação social de saúde com orientação multiprofissional sobre os direitos e deveres durante o processo gestacional e coffee break promovidos pela unidade. O primeiro encontro contou com a presença da primeira dama, Tassaina Oliveira, e o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde, Charbell Kury.
“É muito importante ver que o trabalho que está sendo solicitado aos nossos secretários está sendo realizado, principalmente a importância que ter, não só na questão da saúde da assistência de exames, de vacina, de todo procedimento que a mulher precisa, mas também a parte humanitária dela, sendo ouvida e vendo as necessidades que possam atravessar esse processo. Esse é o novo governo de realização e humanização em relação à população, então vamos continuar trabalhando, executando e participando para que as coisas estejam sendo realizadas e que possamos ter cada vez mais melhorias”, disse Tassiana, acrescentando que o governo estuda ampliar a assistência às gestantes no município.
Durante o evento, as gestantes foram acolhidas pela equipe do Programa Saúde da Família (PSF) com quem já fazem acompanhamento de rotina na unidade e receberam orientação sobre pré-natal odontológico, com distribuição de kit dental com escova, creme dental e fio dental do Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde. “As dentistas da unidade deram todas as informações referentes aos cuidados que se deve ter durante a gestação para que o bebê nasça sem problemas dentário, como, por exemplo, a cárie dentária e linguinha presa”, explicou o diretor do Departamento, José Luiz Oliveira. Quando a criança nasce com a linguinha presa é imediatamente encaminhada para cirurgia de correção, que pode ser feita dentro do sistema odontológico municipal no Centro de Saúde ou no CRTI.
O serviço de doulas, que é uma profissional que presta serviço de assistência à mulher no pré-parto, no parto e no pós-parto, também foi apresentado às gestantes, através Ingryd Martins e Jessica Cordeiro. Elas promoveram a realização de arte gestacional na barriga das futuras mamães. “O serviço é de preferência da mulher por ser um momento muito íntimo. Fazemos toda uma preparação física e informacional com a gestante, pois nem sempre a obstetra consegue passar todas as informações durante o pré-natal devido ao tempo mesmo”, explica Ingryd, que agradeceu a oportunidade de participar do evento e poder dá visibilidade ao trabalho das doulas no município. “Estamos felizes em estar ganhando esse espaço para dar visibilidade ao nosso trabalho e daqui para frente vamos ter mais ações sociais em outras UBS”, completou Ingryd, que atua como doula no Hospital Plantadores de Cana e rede particular, além do serviço de assistência social da Igreja Batista do Flamboyant.
A UBS do IPS atende cerca de 20 mulheres gestantes diariamente com acolhimento e inserção na rede de saúde, inclusive, com encaminhando, quando necessário, para atendimento ou exames mais específicos nas unidades de referências que são, o Hospital Plantadores de Cana, Hospital Beneficência Portuguesa e Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), segundo informou o diretor da UBS, Diego Teixeira.
Entre as gestantes atendidas está Gleyce Kelly Barcelos de Oliveira, de 31 anos, que está com cinco meses de gestação. “O evento foi muito importante, pois tive acesso a informações que não sabia sobre alimentação e, principalmente sobre o parto. Eu tinha medo de parto normal, mas as informações me fizeram ver que é mais seguro para mim e meu bebê”, disse ela que espera o primeiro filho.
A integração do atendimento na rede de saúde de Campos também foi tratada pelo enfermeiro e diretor do Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), Underson Barreto. Ele explicou sobre o serviço de DIU ofertado para as mulheres para prevenção de gravidez e que pode ser feito logo após o parto, seja ele normal ou cesariano, além dos projetos para procedimento de vasectomia e laqueadura através do Planejamento Familiar.
“O Centro de Saúde está fornecendo para as redes contratualizadas, hospitais filantrópicos o fenecimento de DIU em que a gestantes já pode no momento pós-parto normal ou cesariana fazer introdução do dispositivo intrauterino que faz a prevenção da gravidez. Também dizer que estamos de portas abertas com o projeto de vasectomia para homens e da laqueadura mulheres com 25 anos e dois filhos vivos”, disse Uanderson, acrescentado que o acesso aos serviços ocorre através do encaminhamento pelas UBS, que são unidades de portas abertas, e no CRTM.
A espera do segundo filho, Moana Karla Tavares Rocha disse que o evento foi muito informativo. “Não tinha conhecimento sobre o DIU e outros direitos da gestante. É importante a gente ter acesso a essas informações e acolhimento, ainda mais perto de casa”, disse ela, que está com seis meses de gestação.
A ação social será mensal e o próximo a ser tratado com as gestantes é a amamentação. Também participam do evento o secretário de Governo, Juninho Virgílio, além de Marcia Chagas, da direção da UBS.