As ações da área social do governo do Prefeito Wladimir Garotinho foram tema do workshop “Conhecer para Fortalecer” com colaboradores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social. O objetivo do evento foi fazer um balanço das ações desenvolvidas pela secretaria desde o início do ano e, ainda, planejar ações e metas para a política de assistência social.
“Em nome do Prefeito Wladimir queria agradecer o empenho de todos vocês no atendimento à população. Estamos acompanhando na ponta as atividades e sem o esforço e dedicação da equipe, isso não seria possível. Que possamos fazer muito mais”, disse Tassiana.
Apresentaram as ações e demandas, a gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, departamentos de Programas e Projetos, setores jurídico, compras, zeladoria e o Fundo Municipal de Assistência Social.
O secretário Rodrigo Carvalho ressalta as conquistas alcançadas, entre elas, destaca que a prefeitura repassou R$ 550 mil para cinco instituições assistenciais e adquiriu um carro para a Obra do Salvador. Ambas ações a partir da emenda parlamentar do então deputado federal, Wladimir Garotinho.
O Restaurante do Povo celebrou desta terça-feira (13) a marca de 100 mil refeições oferecidas para pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio do programa RJ Alimenta. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Campos e o Governo do Estado.
Ainda segundo o secretário, desde o início do ano foram 46.881 atendimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Entre os números estão os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que registraram 35.889 atendimentos. Outros 1.628 relacionados a Gestão do Bolsa Família. No âmbito do Centro de Referência Especializado em pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) totalizaram 2618 atendimentos entre abordagens e atendimento multidisciplinar.
O município disponibilizou 5435 cestas básicas, número 51% maior que o mesmo período do ano passado, além de outros serviços oferecidos como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), auxílio funeral e aluguel social.
A Vacinação Solidária arrecadou mais de 15 toneladas de alimentos fortalecendo a rede de proteção social em parceria com a Fundação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). A campanha acontece nos pontos de imunização contra a Covid-19.
“Acreditar que podemos mudar a vida das pessoas através do nosso trabalho e cumprir nossa missão que é cuidar das pessoas. Conseguimos avançar no acolhimento nos idosos de longa permanência, desde o início do governo começamos ter diálogo com as instituições confinanciadas. Estamos ampliando a oferta de serviços e com a ajuda de todos poderemos avançar mais”, agradeceu o secretário, Rodrigo Carvalho.
Segundo a diretora do Sistema Único de Assistência Social (Suas), Aline Giovannini, o planejamento das atividades são importantes para execução da política.
“Os recursos pactuados pelo governo federal foram contingenciados e o município recebe apenas 40%, isso reforça a importância da economicidade para não deixarmos de atender a população”.