Mais um mutirão de prevenção ao câncer de pele nesta sexta no Centro Dia
Ao todo, 18 cauterizações foram realizadas. No mês passado, outro mutirão foi realizado e 18 procedimentos foram realizados
Em mais uma ação de prevenção e combate ao câncer de pele, o Centro Dia do Idoso, em Guarus, promoveu, nesta sexta-feira (16), um mutirão onde os pacientes foram avaliados pelas médicas dermatologistas Ana Paula Almeida e Liana Almeida, que atendem no local. Ao todo, 18 cauterizações foram realizadas. No mês passado, outro mutirão foi realizado e 18 procedimentos foram realizados. O Centro Dia é ligado à Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Segundo a subsecretária da pasta, Rosilani Tavares, o trabalho é desenvolvido pelas médicas que atendem no local e incluiu orientação, atendimento e tratamento dos pacientes com lesões suspeitas, cadastrados no órgão. “Os pacientes estão sendo avaliados pelas e, dependendo do tipo de lesão, estão sendo devidamente tratados, informa a subsecretária.
As ceratoses actínicas, que geralmente atingem idosos, são lesões de pele pré-cancerosas que devem ser tratadas para reduzir o risco de se transformaram em um câncer de pele. As médicas explicam que o procedimento de cauterização química é um dos tratamentos indicados para combater essas lesões e está sendo realizado em todos os idosos que possuem essa indicação e que estão em acompanhamento no Centro Dia do idoso.
“As doutoras Ana Paula e Liana, médicas dermatologistas, estão realizando o atendimento dos idosos no Centro Dia e todos aqueles que necessitam de um tratamento para essas lesões que têm risco de transformar em câncer de pele estão sendo agendados para esse dia de combate ao câncer de pele”, explica Rosilani Tavares.