A Prefeitura de Campos vai implementar Rede de Atendimento a Guarus, assegurando a manutenção de serviços à população, quando forem iniciadas as obras de reforma do Hospital Geral de Guarus (HGG), com o tema sendo debatido nesta terça-feira (20), na Secretaria Municipal de Planejamento. O assunto foi pauta de mais uma rodada de trabalho das comissões que coordenam o tema e que foram criadas em março deste ano. As comissões foram criadas pela Portaria número 743/2021, de 19 de março de 2021, explica o subprocurador geral do Município, Gabriel Rangel, responsável pelo Grupo Intersecretarial de Coordenação Estratégica, Judicial e Extrajudicial da Saúde (GICEJES), para trabalhos de monitoramento, elaboração de mapas de demandas e para a organização do fluxo de realocação dos pacientes atendidos pelo HGG.
O subsecretário de Saúde, Paulo Hirano, destacou que o compromisso do governo Wladimir Garotinho e Frederico Paes é o de oferecer infraestrutura e uma rede que acolha a população, com unidades próprias, como UPHs, com UBS, ou com contratualizadas, se necessário. “O nosso desafio, que será alcançado com a colaboração de todos, é o de manter o atendimento e serviços, com resolutividade no acesso da população, contribuindo com o processo delicado de reforma do hospital, que vai ser entregue para a população completamente novo, recuperado, funcional e moderno”, pontuou Paulo Hirano.
No encontro foram avaliados aspectos do projeto de reforma do HGG, que se encontra em processo de levantamento técnico pelas Secretarias de Obras e de Planejamento, e da avaliação dos novos fluxos para diferentes áreas, como um dos principais pontos da pauta sendo o atendimento na pediatria. O subsecretário Paulo Hirano destacou que os novos fluxos e protocolos serão comunicados com antecedência e planejamento, antes de sua implementação e validação.
“É mais uma etapa do cronograma de reuniões multissetoriais, que vem sendo realizadas desde março, e que balizam os parâmetros para uma intervenção tão complexa, como a reforma desta unidade com o porte e o volume de atendimento do HGG, mantendo atendimento à população em diversas áreas e garantindo a recuperação do prédio, abandonado nos anos anteriores com ausência de investimentos estruturantes”, assinalou o subsecretário de Planejamento e Gestão da Saúde, Anderson Alves de Barros.
O encontro dessa terça foi de membros das comissões com representantes das Secretarias Municipais de Planejamento, de Obras e de Saúde, que elaboram o projeto que será licitado para a reforma do HGG. Participaram do encontro o secretário Cláudio Valadares (Planejamento); Eliezer Barros, diretor da Secretaria de Obras; o vice-presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Marcos Gonçalves; o subprocurador geral Gabriel Rangel (GICEJES); o subchefe de Gabinete do vice-prefeito Sérgio Cunha (GICEJES); o subsecretário geral Paulo Hirano (Saúde); o subsecretário de Planejamento e Gestão da Saúde, Anderson Alves de Barros; a diretora de Auditoria da Saúde, Bruna de Araújo Siqueira; o superintendente do HGG, Vitor Mussi; o superintendente do Hospital Ferreira Machado, Arthur Borges; entre outros técnicos da administração municipal.
São três comissões que trabalham desde março, avaliando medidas para garantir assistência à população, a partir das reformas do HGG: I. De avaliação do acesso à Rede de Atenção à Urgência e Emergência do HGG; II. De reestruturação do fluxo para execução das cirurgias e procedimentos eletivos; e 3. De elaboração do planejamento estratégico para o suporte ao Hospital Geral de Guarus.