Notícia no detalhe
Campos em curso de qualificação profissional contra dengue
Campos sediou nesta segunda-feira (21), mais um curso de qualificação de profissionais no manejo clínico da dengue. O treinamento foi organizado pela Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) e oferecido a médicos e enfermeiros da rede pública de saúde dos oito municípios da região Norte fluminense.
O encontro aconteceu das 9h às 15h, no auditório da Faculdade de Medicina de Campos e contou com a participação de profissionais de São Francisco do Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra, Quissamã, Carapebus, Macaé e Conceição de Macabu, além de Campos. De acordo com a diretora da Divisão de Educação em Saúde da Sesdec, Marta Garcia de Almeida, o treinamento compõe o ciclo de palestras e de capacitações realizadas pela Sesdec em todo o estado e pretende formar multiplicadores nos municípios envolvidos.
- Todas as regiões do estado vão receber o treinamento. Esta é a quarta capacitação. Nosso objetivo é chamar a atenção da população para uma possível epidemia de dengue este ano. Portanto, precisamos providenciar todos os meios necessários para evitar que isso ocorra - afirmou Marta.
A médica e professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sônia Maris Zagne, também ministrou palestra durante o evento. Ela é mestre em clínica médica com tese em dengue hemorrágico e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a especialista, o Centro de Referência da Dengue (CRD) de Campos tem dado um grande suporte aos moradores do município e da região.
- As experiências têm demonstrado que, apesar de estarmos lidando com dengue há tantos anos, alguns médicos ainda não incorporaram como deve ser feito o manejo da dengue. Isso vem agravando o quadro dos pacientes e gerando até mortes. Os médicos têm a responsabilidade de apresentar os sinais de alerta à população, para que o diagnóstico seja feito da forma rápida possível - explicou Zagne.
A consultora em dengue da Sesdec, enfermeira Ivanise Rouche, apresentou o panorama epidemiológico da dengue no mundo, com base em dados estatísticos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo os dados, há 2,5 bilhões de pessoas em risco no mundo e, a cada ano, surgem 50 milhões de novos casos da doença. “No Brasil, 585.769 pessoas foram acometidas pela doença em 2008”, destacou Ivanise.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















