Notícia no detalhe
Campos em curso de qualificação profissional contra dengue
Campos sediou nesta segunda-feira (21), mais um curso de qualificação de profissionais no manejo clínico da dengue. O treinamento foi organizado pela Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) e oferecido a médicos e enfermeiros da rede pública de saúde dos oito municípios da região Norte fluminense.
O encontro aconteceu das 9h às 15h, no auditório da Faculdade de Medicina de Campos e contou com a participação de profissionais de São Francisco do Itabapoana, São Fidélis, São João da Barra, Quissamã, Carapebus, Macaé e Conceição de Macabu, além de Campos. De acordo com a diretora da Divisão de Educação em Saúde da Sesdec, Marta Garcia de Almeida, o treinamento compõe o ciclo de palestras e de capacitações realizadas pela Sesdec em todo o estado e pretende formar multiplicadores nos municípios envolvidos.
- Todas as regiões do estado vão receber o treinamento. Esta é a quarta capacitação. Nosso objetivo é chamar a atenção da população para uma possível epidemia de dengue este ano. Portanto, precisamos providenciar todos os meios necessários para evitar que isso ocorra - afirmou Marta.
A médica e professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), Sônia Maris Zagne, também ministrou palestra durante o evento. Ela é mestre em clínica médica com tese em dengue hemorrágico e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo a especialista, o Centro de Referência da Dengue (CRD) de Campos tem dado um grande suporte aos moradores do município e da região.
- As experiências têm demonstrado que, apesar de estarmos lidando com dengue há tantos anos, alguns médicos ainda não incorporaram como deve ser feito o manejo da dengue. Isso vem agravando o quadro dos pacientes e gerando até mortes. Os médicos têm a responsabilidade de apresentar os sinais de alerta à população, para que o diagnóstico seja feito da forma rápida possível - explicou Zagne.
A consultora em dengue da Sesdec, enfermeira Ivanise Rouche, apresentou o panorama epidemiológico da dengue no mundo, com base em dados estatísticos da Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo os dados, há 2,5 bilhões de pessoas em risco no mundo e, a cada ano, surgem 50 milhões de novos casos da doença. “No Brasil, 585.769 pessoas foram acometidas pela doença em 2008”, destacou Ivanise.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18