A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), criou o Programa Família na Escola, em parceria com a Fundação Municipal de Esportes. O objetivo é orientar pais e responsáveis dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, visando potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a unidade escolar e a família, como está previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
A Fundação de Esportes vai disponibilizar vagas em diversas modalidades esportivas, a serem escolhidas pelos alunos. O critério é que os pais também participem do projeto, cuja proposta será detalhada no dia 11 de agosto, às 15h, durante o Webinário Família na Escola, a ser transmitido pelo canal do Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) da Seduct no Youtube. (
Aqui)
O Webinário contará com a participação da Coordenadora Geral de Apoio à Formação e Desenvolvimento da Família – ligada à Secretaria Nacional da Família - Kamila Monoeli, especialista em Matrimônio e Educação Familiar. A Seduct e a Fundação realizaram reunião nesta semana para fechar os últimos detalhes. O diretor de Esportes da FME, Leonardo Andrade “Mantena”, representou o presidente do órgão na reunião e deu mais informações:
“Até hoje nunca tivemos esse link efetivo entre a Secretaria de Educação e a Fundação de Esportes. A ideia é aproximar os alunos das modalidades esportivas a serem ofertadas dentro das Vilas Olímpicas (que ficam anexas ou próximas às escolas), no Jardim São Benedito e na própria sede da Fundação (antiga AABB). Vemos essa parceria com bons olhos, pois sabemos do potencial dessas crianças para o esporte. Será um ganho enorme. Temos tudo para colhermos bons frutos no sentido socioafetivo, cognitivo e motor”, afirmou Mantena.
De acordo com o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, professor Marcelo Feres, o Programa busca sensibilizar e orientar os pais para o bom desempenho das funções familiares, promovendo relações positivas na família, fundamentadas no exercício da responsabilidade parental. "Nossa proposta é prevenir conflitos na família, escola e comunidade e proporcionar ambientes familiares que estimulem as crianças a desenvolverem seu potencial; além de favorecer o envolvimento da família na escola", destacou Feres.
Para a coordenadora do PSE, Catia Mello, a família é a primeira instituição marcante na vida da criança, em seguida, a escola ocupa esse lugar de fundamental importância. "Família e Escola são importantes parceiras para que a criança/adolescente cresça feliz, segura, saudável, participativa na sociedade, autônoma em suas escolhas para o futuro, e no desenvolvimento de sua identidade", comentou Catia.
A professora Thais Larissa Almeida e o pedagogo João Paulo de Oliveira Paula, ligados ao PSE, coordenam as ações. Segundo Thais, as ações envolvidas no projeto acontecerão seguindo etapas de reconhecimento parental. "Ou seja, qual lugar o responsável pela criança/adolescente ocupa no seio familiar; quem ele é enquanto pessoa humana; qual lugar a criança ocupa nesse seio familiar; como melhorar, estreitar as suas relações com a escola, e seu papel enquanto instituição na vida da criança; e quem são família e escola enquanto instituições legais", orientou.
João acrescentou que, em cada módulo apresentado, serão oferecidos momentos de reflexão e/ou prática em que o responsável dialogará com a equipe designada. "Eles falarão sobre como os pais podem ajudar, auxiliar a criança em casa, nos momentos de atividades escolares, fazendo a mediação necessária", destacou.
Modalidades – Dentre as modalidades esportivas que a Fundação Municipal de Esportes vai disponibilizar estão: natação, vôlei de praia e de quadra, futebol de salão, capoeira, jiu-jitsu, basquete, judô, handball, balé, skate e patins.