Notícia no detalhe
Seminário voltou a discutir o Projeto Orla na praia do Farol
O Projeto Orla, que nos últimos meses vem mobilizando o poder público e representantes da sociedade civil na discussão de soluções para a revitalização da orla marítima do Farol de São Tomé, voltou a ser discutido na última segunda-feira (21), com a realização de um seminário na Tenda Cultural da Aldeia do Sol. No evento foi apresentado o projeto aos participantes, que tiveram mais uma oportunidade de discutir os problemas e apresentar propostas.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Humberto Nobre, abriu o seminário e apresentou os palestrantes. O primeiro a falar foi o professor Eduardo Bulhões, coordenador do Departamento de Geologia da Universidade Federal Fluminense. Ele falou sobre o Diagnóstico Preliminar da Orla de Campos dos Goytacazes, apresentando os riscos potenciais, como a poluição marinha com a possibilidade de derramamento de óleo, a erosão costeira, a perda da biodiversidade, as possibilidades de inundações, a necessidade de adaptação às mudanças climáticas e a qualidade ambiental.
A seguir foi a vez dos representantes do Inea, Ricardo Voivodic (chefe de geranciamento costeiro) e Daniela Pinaud (coordenadora técnica do projeto), falarem sobre os Desafios e Objetivos do Projeto Orla no Farol. A técnica da Superintendência do Patrimônio da União, Maria Rosa Esteves, falou sobre o projeto, apresentando as etapas já concluídas até agora.
O próximo passo vai ser a conclusão do Plano de Gestão Integrada, para a oficialização de tudo o que já foi discutido. “O PGI é um plano que vai ser definido pela população, pois é produto das discussões durante as oficinas e é o que ficou decidido que é o melhor para o município de Campos”, garantiu ela, confirmando que este é um trabalho integrado que foi defendido pela comunidade e não pelos órgãos que participaram da elaboração.
Ao final do encontro, a coordenadora do Projeto Orla, Izaura Áreas, fez um resumo de tudo o que feito até agora e confirmou que o pré-Comitê Gestor vai voltar a se reunir nas próximas semanas para discutir a elaboração final do Plano de Gestão Integrada. A data no entanto ainda não foi confirmada.
Participam do pré Comitê Gestor, representantes das seguintes entidades civis, Associação de Moradores do Xexé, Associação dos Moradores e Amigos do Farol, Colônia de Pescadores Z-19, Projeto Tamar, Universidade Federal Fluminense, Universidade Rural e Associação de Hotéis, Pousadas, Comerciantes e Similares do Farol. Representando o poder público, participam as secretarias de Obras e Urbanismo, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Desenvolvimento Econômico e Petróleo, além da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Posturas e Cidac.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/11/2025 09:44:35 Novo fluxograma do Proapar começa a funcionar e reforça papel da Atenção Básica
- 02/11/2025 08:17:39 “Meia Noite no Museu” reúne grande público em sua sexta edição
- 01/11/2025 15:27:55 IMTT determina atendimento especial no transporte público para o Dia de Finados
- 01/11/2025 10:50:15 Saldo de novembro do Cartão Goitacá é depositado neste sábado
- 01/11/2025 09:46:17 Ações focam a prevenção de mortes por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares
Novo fluxograma do Proapar começa a funcionar e reforça papel da Atenção Básica
0211 08h17“Meia Noite no Museu” reúne grande público em sua sexta edição
0111 15h27IMTT determina atendimento especial no transporte público para o Dia de Finados
0111 10h50Saldo de novembro do Cartão Goitacá é depositado neste sábado
0111 09h46Ações focam a prevenção de mortes por doenças cardiovasculares e cerebrovasculares
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Servidores municipais recebem pagamento de outubro nesta quinta-feira

















