Notícia no detalhe
Seminário voltou a discutir o Projeto Orla na praia do Farol
O Projeto Orla, que nos últimos meses vem mobilizando o poder público e representantes da sociedade civil na discussão de soluções para a revitalização da orla marítima do Farol de São Tomé, voltou a ser discutido na última segunda-feira (21), com a realização de um seminário na Tenda Cultural da Aldeia do Sol. No evento foi apresentado o projeto aos participantes, que tiveram mais uma oportunidade de discutir os problemas e apresentar propostas.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Humberto Nobre, abriu o seminário e apresentou os palestrantes. O primeiro a falar foi o professor Eduardo Bulhões, coordenador do Departamento de Geologia da Universidade Federal Fluminense. Ele falou sobre o Diagnóstico Preliminar da Orla de Campos dos Goytacazes, apresentando os riscos potenciais, como a poluição marinha com a possibilidade de derramamento de óleo, a erosão costeira, a perda da biodiversidade, as possibilidades de inundações, a necessidade de adaptação às mudanças climáticas e a qualidade ambiental.
A seguir foi a vez dos representantes do Inea, Ricardo Voivodic (chefe de geranciamento costeiro) e Daniela Pinaud (coordenadora técnica do projeto), falarem sobre os Desafios e Objetivos do Projeto Orla no Farol. A técnica da Superintendência do Patrimônio da União, Maria Rosa Esteves, falou sobre o projeto, apresentando as etapas já concluídas até agora.
O próximo passo vai ser a conclusão do Plano de Gestão Integrada, para a oficialização de tudo o que já foi discutido. “O PGI é um plano que vai ser definido pela população, pois é produto das discussões durante as oficinas e é o que ficou decidido que é o melhor para o município de Campos”, garantiu ela, confirmando que este é um trabalho integrado que foi defendido pela comunidade e não pelos órgãos que participaram da elaboração.
Ao final do encontro, a coordenadora do Projeto Orla, Izaura Áreas, fez um resumo de tudo o que feito até agora e confirmou que o pré-Comitê Gestor vai voltar a se reunir nas próximas semanas para discutir a elaboração final do Plano de Gestão Integrada. A data no entanto ainda não foi confirmada.
Participam do pré Comitê Gestor, representantes das seguintes entidades civis, Associação de Moradores do Xexé, Associação dos Moradores e Amigos do Farol, Colônia de Pescadores Z-19, Projeto Tamar, Universidade Federal Fluminense, Universidade Rural e Associação de Hotéis, Pousadas, Comerciantes e Similares do Farol. Representando o poder público, participam as secretarias de Obras e Urbanismo, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Desenvolvimento Econômico e Petróleo, além da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Posturas e Cidac.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/11/2024 18:24:35 Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
- 22/11/2024 16:03:06 Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
- 22/11/2024 15:09:11 Vice-prefeito e promotor público debatem segurança hídrica do município
- 22/11/2024 14:51:34 Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações
- 22/11/2024 14:26:15 Cia. de Arte Persona apresenta “A Cara do Brasil” sábado e domingo no Trianon
Limpeza Pública com reforço em Farol e mutirão em bairros e localidades
2211 16h03Iniciada a montagem da decoração natalina no Centro de Campos
2211 15h09Vice-prefeito e promotor público debatem segurança hídrica do município
2211 14h51Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações
2211 14h26Cia. de Arte Persona apresenta “A Cara do Brasil” sábado e domingo no Trianon
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação