O Centro de Referência e Tratamento à Mulher (CRTM) atingiu a marca de 2 mil exames Papanicolau ou preventivo, como é popularmente conhecido, realizados somente neste mês de julho. O exame visa detectar precocemente o câncer do colo do útero.
A aposentada Jacira de Deus Barreto Alves, 72 anos, moradora do Parque Aldeia 2, em Guarus, está entre as mulheres que fizeram o exame. “O agendamento foi rápido, assim como o exame. Sou paciente do Centro da Mulher e o atendimento é muito bom”, disse ela, que aguarda pela mamografia. “Acredito que vai ser rápido também, porque o Centro agora tem mamógrafo”, afirmou.
No último dia 22, o prefeito Wladimir Garotinho realizou a entrega de um aparelho de mamografia e inaugurou uma sala específica para a realização do exame no CRTM. A mamografia é um exame que visa rastrear de forma precoce e eficaz o câncer de mama.
Outra que conseguiu fazer o Papanicolau foi a diarista Mônica Sebastiana Silva, 43 anos. Moradora no Parque Santa Rosa, em Guarus, ela contou que, por causa da pandemia pelo novo coronavírus, ficou dois anos sem realizar o exame. “Eles prestam um bom serviço pra gente”, disse. O agendamento e a realização do exame também foram rápidos, segundo a diarista.
O diretor do CRTM, Uanderson Barreto, comemora o sucesso da campanha que, de acordo com ele, teve por objetivo facilitar o acesso das mulheres ao exame. "Traçamos uma meta para este mês e conseguimos cumpri-la. Temos um prefeito que é sensível com a saúde da mulher e se preocupa com a saúde como um todo. É importante a mobilização do município para a garantia desses serviços, mesmo em meio a uma pandemia”, afirmou ele.