Notícia no detalhe
Campos conhece estrutura de ensino da capital da educação do Brasil
O secretário de Educação de Campos realizou reunião virtual com equipe da Secretaria de Educação de Sobral-CE
Por: Kamilla Uhl -
Foto: Reprodução - 30/07/2021 - 18:53:53
O secretário municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), professor Marcelo Feres, conheceu a estrutura pedagógica e organizacional da rede municipal de educação de Sobral-CE, considerada pelo Senado a capital da educação do Brasil. Ele participou de reunião virtual, nesta sexta-feira (30), com o diretor-presidente da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional da cidade cearense, Amaury Gomes, e coordenadores de diversos departamentos.
A secretária municipal de Educação de Caetité, Maria José Couto Gonçalves, município da Bahia, também participou do encontro. De Campos, além de Marcelo, estavam presentes, ainda, a coordenadora de Ensino Fundamental I, Verônica Gomes; coordenadora do Programa Saúde na Escola, Catia Mello; diretora da Diretoria de Supervisão Escolar, Simone Bianchi; e coordenadora da Educação Infantil, Sirley Artilles.
Segundo Marcelo, Sobral apresentou Ideb de 9,1 nos anos iniciais do Ensino Fundamental e 7,2 nos anos finais. No entanto, o que chama atenção não são apenas as boas notas, mas o fato desses resultados terem sido alcançados em um ambiente desfavorável, já que Sobral está situada na região pobre do semiárido nordestino.
“Agradecemos muito a disponibilidade da equipe de Sobral. Foi muito importante poder acompanhar como a cidade vem agindo durante a pandemia. Temos dificuldades similares, como, por exemplo, o fato de muitas famílias contarem apenas com um celular para cinco ou mais pessoas, o que dificulta o acesso ao conteúdo digital. Temos uma rede muito grande com cerca de 54 mil alunos. A Educação não pode ter política partidária, pois isso dificulta o avanço da qualidade do ensino. Esse deve ser um processo coletivo, pensado para décadas. As dimensões da gestão e pedagógica de Sobral são tratadas com profissionalismo e é assim que deve ser. Em Campos, estamos dando os passos iniciais para eliminar as barreiras criadas nos últimos anos”, afirmou Marcelo.
Amaury concordou que o projeto de educação deve ser um projeto de estado e não de governo. “É imprescindível construirmos políticas públicas que possam ir se desdobrando para não perdermos a linha de ação que queremos. Temos uniformidade da metologia e do trabalho nas ações tanto na área urbana quanto na área rural. Porém não é uma metodologia engessada. Os professores têm autonomia“, destacou.
Além de Sobral, o secretário conheceu as experiências exitosas de outras redes de educação como Florianópolis, Salvador, Itaperuna, Macaé e Espírito Santo. Na próxima terça-feira (03), ele visitará a cidade de Vitória-ES. Essas ações integram o planejamento da Seduct, cujo objetivo é garantir a melhoria da qualidade do ensino das escolas de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
1
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
3Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
4Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
5Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
6Prazo para autoavaliação funcional começou nesta segunda-feira