“O esporte não só como instrumento para a melhoria da qualidade de vida da população durante um mandato, mas, principalmente, o esporte pensado para a formação das futuras gerações: o esporte com o poder de desenvolver, muita além de todos os benefícios relacionadas à parte física, o cognitivo, a velocidade de raciocínio, o lado socioafetivo pela interação e convívio social, o domínio dos sentimentos, a potencialização de lideranças e talentos”. Essa é política do governo Wladimir Garotinho para o segmento, segundo o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Luciano Viana. “O objetivo é disponibilizar o maior número de modalidades esportivas, dentro de programas que atendam todas as faixas etárias, mas com especificidades para crianças e adolescentes e para os idosos”, explicou.
E, mantidos todos os protocolos de prevenção e combate ao novo coronavírus, mas seguindo as flexibilizações da fase verde da pandemia de Covid-19, a Prefeitura está recuperando espaços para disponibilizar atividades esportivas, o principal deles as Vilas Olímpicas. Mas a política pública municipal para o setor prevê, ainda, a democratização do esporte, com a descentralização das atividades, garantindo o acesso à diferentes modalidades inclusive em distritos e localidades do interior.
“Entre as principais reivindicações dos campistas ao prefeito, está a reabertura das Vilas Olímpicas, para as crianças poderem voltar a ter um lugar para praticar um esporte, para adolescentes ficarem fora das ruas, do risco das drogas e poderem, até mesmo, vislumbrar um futuro como atletas”, acrescentou o presidente da Fundação.
Quinta-feira passada, quando devolveu a Vila Olímpica Ederval de Azeredo Venâncio, totalmente reformada, aos moradores de Travessão, o prefeito anunciou que o objetivo é reabrir todas as Vilas Olímpicas de Campos, ainda este ano. “Reabrimos a de Travessão, a do Parque Esplanada será no dia 19 deste mês, mas vamos começar agora a reforma de outras, para tentar entregar à população, até o final de dezembro, pelo menos cinco das sete Vilas Olímpicas”, disse Wladimir, na ocasião.
De acordo com o diretor de Esportes da FME, Leonardo Mantena, as três vilas que vão começar a receber obras são as do Jóquei II, Alphaville e Parque Guarus.
Esporte descentralizado e ao acesso de todos - Nos programas da Fundação Municipal de Esportes, as atividades são agrupadas de acordo com a faixa etária do público e finalidade da prática da modalidade. “Temos, o Bem Estar, programa municipal voltado para a qualidade de vida que inclui yoga, tai chi chuan e alongamento, atividades direcionadas a pessoas da terceira idade e que devem acontecer em praças e jardins. O programa deve começar pelo Jardim São Benedito, que já está sendo reformado e onde terão outros esportes, para pessoas de outras faixas etárias”, declarou Mantena, acrescentando que a parte esportiva do Jardim São Benedito está sendo reformada através de uma parceria da FME (mão de obra) com a iniciativa privada, que fornece material.
Esporte e Vida é outro programa da FME que, com recursos federais, vai funcionar nas Vilas Olímpicas e em 11 campos de futebol do município. “É um programa que foi viabilizado por emenda parlamentar do então deputado federal Wladimir Garotinho. O projeto disponibiliza capoeira, jiu jitsu e futebol de salão dentro das Vilas e também futebol de campo em 11 pontos de Campos", contou o diretor, citando também os esportes radicais. “Começamos a implantar esportes radicais, começando pelo Park Skate e o Street Skate, na Praça da República e na quadra da Vila Olímpica do Parque Guarus, mas que também serão descentralizados para distritos mais afastados da área central”.
O diretor conclui: “Nas Vilas Olímpicas teremos natação, hidroginástica, futsal, jiu jitsu, ginástica laboral, vôlei e capoeira. Mas, tanto nas Vilas como nas Casas de Esporte do Jóquei e do Parque Santa Rosa, teremos, para as crianças, o programa de Iniciação ao Desporto, onde os alunos poderão experimentar alguns esportes e escolher o que ele gostar mais, descobrir aquele em que tem mais chances de potencialização. Esse programa inclui futsal, vôlei, basquete e handebol”.